Juventude é tema de exposição de arte gráfica no CCMW

Caricaturas, charges, cartuns e HQs (história em quadrinhos), com temas relacionados à juventude, compõem a atual seção expositiva permanente do Salão Universitário de Humor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) no CCMW (Centro Cultural Martha Watts). A mostra, denominada Juventude Cheia de Humor, tem trabalhos gráficos humorísticos, retratos caricatos de ídolos e cenas satíricas, criados por jovens de diversos países, que integram o acervo das 25 edições do evento de humor, de acordo com o caricaturista e artista plástico Camilo Riani, presidente da comissão organizadora e coordenador do evento. A seleção das obras da exposição deu-se por conta do Dia Mundial da Juventude (30 de março) e do Dia dos Jovens (13 de abril). A visitação, com entrada gratuita, vai até 30 de abril.
 
 
Foi Camilo Riani quem encabeçou a escolha do tema juventude, sendo que a temática da seção se altera a cada bimestre. “Sempre fazemos um levantamento do período do ano a qual estamos trabalhando, quais datas comemorativas ele congrega e quais são os acontecimentos mais relevantes. Depois, coordeno uma pesquisa no nosso acervo, que contempla mais de 2.000 obras. Analiso se temos material suficiente para fazer uma posterior seleção. Nesse processo, então, encontramos a informação de que, em março e abril, temos dias comemorativos que fazem alusão ao jovem”, explicou.
 
 
O objetivo, segundo ele, é resgatar o arquivo do Salão Universitário de Humor da Unimep para que o público piracicabano possa conhecê-lo. “Além disso, queremos demonstrar aos visitantes da exposição como o humor gráfico enxerga algumas coisas no cotidiano. Esse recorte temático proporciona o entendimento da leitura do humor sobre o assunto, de acordo com a época do ano”, afirmou. As obras retratam caricaturas de pessoas reconhecidas relacionadas ao universo jovem, como o jornalista, ator, diretor e apresentador de televisão Serginho Groisman e cantor e compositor Renato Russo, e cartuns e charges sobre tecnologia, conflitos, crises típicas da faixa etária, vida escolar e relacionamentos.
 
 
Segundo a técnica do Laboratório de Conservação do Centro Cultural Martha Watts, a historiadora Ana Paula Paschoaldeli Castilho, a organização dos temas ocorre a partir da parceria entre as equipes do evento humorístico e do Centro Cultural, capitaneado pela professora Joceli Lazier.
 
 
SERVIÇO — Seção expositiva permanente do Salão Universitário de Humor da Unimep. Exposição de caricaturas, charges, cartuns e histórias em quadrinhos Juventude Cheia de Humor, no Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1257, Centro). Visitação: até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1889.