Lago na Rua do Porto é tomado por algas

Algas se espalharam por todo lago, causando a morte de vitórias-régias Foto: Claudinho Coradini/JP Algas se espalharam por todo lago, causando a morte de vitórias-régias Foto: Claudinho Coradini/JP

Quem passa pela Área de Lazer do Trabalhador “Antonio Geraldin”, que fica na avenida Jaime Pereira, 2.200, na sequência da Rua do Porto, tem percebido que algas tomaram conta do lago, inclusive, se sobrepondo às vitórias-régias, uma das maiores plantas aquáticas mundiais. “Fico indignada com o descaso do lago repleto de algas, que fica localizado próximo à prefeitura. Um lago lindo, que era todo embelezado com muitas flores de vitórias-régias, que já foi cenário inclusive para vários artistas eternizarem a pintura do local”, reclama a propagandista Graziele Sueli Basso.

Diariamente, Graziele trafega pela avenida Jaime Pereira, que é acesso para o bairro onde mora. Ela ressalta que desde o final do ano passado, tem observado a falta de cuidado com o lago e com a área no entorno do local. “Podemos observar que algas vem tomando conta do lago, matando as vitórias-régias. Já vi frequentadores da área de lazer tentando retirar as algas com galhos de árvores. Os responsáveis pela limpeza do local poderiam realizar a remoção dessas algas com peneiras, aquelas de limpar piscinas”, sugere.

Cansada de ver a situação, a propagandista solicitou, por meio do SIP (Serviço de Informação à População), a limpeza do lago. “Liguei no 156 e foi aberto um chamado para solicitação da limpeza e manutenção do lago e do local, com o número do protocolo 28.765”, detalha.

SEDEMA

De acordo com a assessoria de imprensa da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), a solicitação de limpeza do lago da Área de Lazer do Trabalhador, foi encaminhada ontem (18), para o Setor de Gerenciamento de Resíduos, que informou que vai enviar uma equipe para vistoria e programação da limpeza.

A Área de Lazer do Trabalhador proporciona visão da margem direita do rio Piracicaba, numa área verde de 60 mil metros quadrados, com espaço para a prática de esportes.

 

Eliana Teixeira