Lar Betel comemora 65 anos com culto

Haverá uma sessão solene na sede da entidade na quintafeira, às 19h. ( Foto: Amanda Vieira /JP)

Em comemoração aos 65 anos de fundação, o Lar Betel realiza culto de ação de graças e sessão solene para visitantes e convidados na quinta-feira (22), às 19 horas, na sede da entidade. Atualmente, o Lar Betel tem 95 idosos, 48 deles mulheres e 47 homens. A instituição disponibiliza para os idosos assistências de nutricição, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, social, enfermaria, com técnicos e auxiliares de enfermagem 24 horas, além de cuidadores, manicure e cabeleireiro.

“Ao longo de sua existência, o Lar Betel sempre prestou bons serviços junto à comunidade piracicabana, e vem crescendo nos últimos 10 anos, justamente por essa parceria com a cidade”, destaca o advogado Luiz Adalberto dos Santos, presidente do Lar Betel.

Neste ano, a entidade inaugurou o prédio da lavanderia que processa 300 quilos de roupas por dia, proporcionando maior conforto e higiene para os idosos atendidos pelo Lar Betel. Além da nova lavanderia, o presidente da entidade, ressalta que o bazar também teve suas instalações ampliadas, para melhor acomodação de roupas, objetos e móveis que são doados para comercialização.
A faixa etária dos atendidos é de 60 a 95 anos. Segundo o presidente do Lar Betel, cada idoso custa em média, mensalmente, R$ 2.800 à entidade. Santos afirma que a instituição busca sempre o equilíbrio das contas, porém há mês que faltam recursos para cobrir as despesas. “A maioria dos idosos tem permanência gratuita. A assistência social faz a triagem para a acolhida, mas estamos com a capacidade praticamente esgotada”, diz o presidente.

Na década de 1940, um grupo de senhoras se reunia no porão da Igreja Metodista Central de Piracicaba e costurava para os pobres. Essa ação serviu de inspiração para que dona Branca Leite Marcondes de fundasse uma instituição que se denominaria Serviço de Assistência Social Betel. A finalidade era de construir casas abrigar as famílias que já vinham sendo atendidas, mediante pagamento de aluguéis. Em 21 de novembro de 1953, foi apresentado e aprovado o estatuto e eleita a primeira diretoria. Com isso, iniciou-se uma campanha para a construição de um asilo para idosos desamparados. Era o início do Lar Betel, que tem como significado Casa de Deus.

(Eliana Teixeira)