Lares adaptados para idosos

70% das quedas acontecem dentro de casa. (Foto: FreePik)

O mês de outubro reverencia duas fases extremas da vida: idosa e infância. Dia 1 é comemorado o Dia Internacional do Idoso, enquanto que no dia 12, se comemora do Dia das Crianças. E entre esses dois limites, o foco da vez no ramo da arquitetura é para a terceira idade.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística), a população idosa – considerada acima dos 60 anos – deve dobrar até o ano de 2042, para 57 milhões de pessoas. As previsões ainda apontam que em 2031 o número de idosos devem alcançar a marca de 43,2 milhões, números que ultrapassam a quantidade de crianças e adolescentes no Brasil.

Com essa realidade batendo à porta, é preciso pensar em projeto arquitetônicos que se adaptem aos moradores de idade avançada, para evitar problemas, principalmente relacionadas às quedas.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 70% das quedas acontecem dentro de suas casas.

A iluminação se torna imprescindível nas com idosos, já que a visão nesta fase da vida fi ca debilitada. A dica da arquiteta, Erika Mello, é que na casa, portas e janelas devem ser generosas para oferecerem o máximo de luz solar dentro da residência e a distribuição de lâmpadas deve ser uniforme.

“Além da iluminação, o ideal é que as portas disponham de largura suficiente para a passagem do idoso com auxílio de andador ou cadeira de rodas, por exemplo. A orientação é sempre considerar um espaço de 90 cm”, informa Erika. Pisos antiderrapantes, corrimãos e rampas evitam que tropeços e deslizes aconteçam.

SALA

O móvel principal de uma sala é o sofá e segundo a arquiteta Fernanda Mendonça, este objeto deve ser forte e mais duro para que o idoso mantenha a coluna ereta “Na hora de escolher a peça ideal para o projeto, busco por modelos em que o ângulo sentado esteja próximo à 90 graus e que os pés alcancem o chão”, tapetes são um pouco perigosos, pois os pés podem escorregar.

BANHEIRO

É neste cômodo que a maioria dos acidentes acontece, por isso além da instalação do piso antiderrapante, barras de apoio no box, pia e privada devem ser colocados.

Larissa Anunciato
[email protected]