Leonardo fecha o gol, XV vence em Itu e assume liderança isolada

futebol O atacante Romarinho marcou o primeiro gol do Alvinegro contra o Ituano. ( Foto: Arquivo/Mauricio Bento/Líder Esportes)

Com uma atuação espetacular do goleiro Leonardo, que pegou até pênalti e fez pelo menos mais três defesas difíceis, o XV de Piracicaba conquistou uma vitória de extrema importância nesta quarta-feira (3). Jogando no Estádio Dr. Novelli Junior, em Itu, o Alvinegro venceu o Ituano por 2×1 e assumiu a liderança isolada do Grupo 8 da Copa Paulista, agora com quatro pontos. Romarinho e Marcelo Fernandes marcaram para o XV, enquanto Danilo Melega fez contra para o Galo. A equipe piracicabana volta a campo no próximo sábado (6), quando recebe o Grêmio Novorizontino, às 16h, no estádio Barão da Serra Negra, pela terceira rodada da segunda fase.

Com o desfalque do zagueiro Vinicius Simon, vetado com dores na panturrilha, o técnico Cléber Gaúcho teve de organizar o sistema defensivo com Doni e Caio Souza formando a dupla de zaga. No lado esquerdo, a novidade foi a estreia do lateral Radar. O duelo começou agitado em Itu. O goleiro Leonardo teve trabalho logo aos 2min. O meia Bassini colocou a bola entre as pernas do volante Pereira e deixou Giba na cara do gol, mas o camisa 1 do XV fez grande defesa e salvou o Nhô Quim. Aos 7min, o Alvinegro respondeu em cobrança de falta de Romarinho, defendida por Junior.

De bola parada, o Ituano esteve perto de inaugurar o placar aos 11min. Corrêa bateu escanteio no lado direito e Martinelli desviou no primeiro pau, mas errou o alvo por centímetros. A chuva que começou a cair em Itu trouxe com ela o primeiro gol do jogo. Aos 15min, Cassio Gabriel colocou Romarinho na cara do goleiro Junior e o atacante não vacilou. De carrinho, ele finalizou rasteiro para o fundo das redes: 1×0. Após o tento, o ritmo da partida diminuiu, também devido ao clima e as primeiras poças d’água que surgiram no gramado.

PAREDÃO

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações. A iniciativa foi do Ituano, que dava espaço para o contra-ataque quinzista. A primeira chance de perigo, porém, surgiu apenas aos 21min, quando o volante Serrato arriscou a batida de longa distância, que saiu sobre o gol de Leonardo. O XV pouco ameaçou o adversário na etapa complementar, mas quando chegou, foi eficiente. Aos 33min, Lucas Formiga fez boa jogada pelo lado direito e passou para Pereira, que deixou para Marcelo Fernandes. O camisa 9 teve frieza para concluir no canto esquerdo de Junior: 2×0.

Em desvantagem, o Ituano ainda acertou a trave com João Morelli e viu a estrela de Leonardo brilhar novamente numa finalização cara a cara com Bassini. Aos 45min, Radar cometeu pênalti em João Morelli e o goleiro do Nhô Quim, que fez a melhor atuação dele desde que assumiu a condição de titular, voou no canto esquerdo para espalmar a cobrança de Corrêa para escanteio. Na sequência, contudo, Danilo Melega tentou cortar e marcou contra: 2×1. Mas, a reação da equipe mandante parou por aí.

(Líder Esportes)