Leuven se instala no Monte Alegre

Cerveja é a paixão do brasileiro, do piracicabano e da Leuven. A cervejaria de Piracicaba, inaugurou na última semana seu novo complexo produtivo no bairro Monte Alegre.

A nova fábrica conta com 1.400 metros quadrados, local onde, até os anos 50, operava a maior usina de açúcar do país, a Usina Monte Alegre. O prédio é hoje tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado de São Paulo, e sua estética rústica contrasta com a modernidade da produção de cervejas no século XXI.

Gustavo Barreira, responsável pelo novo salto da Leuven, diz que o lugar foi escolhido a dedo para abrigar o complexo da empresa. “Tudo começou há três anos, quando passava em frente a usina para pegar meus filhos na escola. Não foi apenas para aumentar a capacidade produtiva, mas também com o intuito de trazer uma história diferente para a Leuven, que inclui a junção de modernidade, inovação e empreendedorismo”, afirma.

A CERVEJA

No último domingo, a Arraso + Boa Comida deu dicas de como harmonizar vinhos com as refeições, mas você sabia que o mesmo é possível com as cervejas?

A Leuven fornece informações para que seus principais rótulos acompanhem aquele petisco delicioso que uma tarde de domingo pede.

GOLDEN ALE

Bebida de coloração dourada, com corpo leve e a presença de frutas amarelas. É refrescante, mas conta com leve amargor no final.

O rótulo é ganhador da medalha de bronze no “World Beer Awards Brazil” de 2018, e também da prata no “Concurso Brasileiro de Cervejas”, no mesmo ano.

Mantenha refrigerado em temperatura de 2 a 3 ºC e beba acompanhada de peixes brancos, churrasco ou saladas.

DRAGON BELGIAN IPA

Ganhadora da medalha de ouro em 2017 e prata em 2018 no “World Beer Awards Brazil”, a IPA Dragon é feita com a utilização da técnica dry hopping, que consiste em adição de lúpulo na cerveja durante a sua fermentação, o que fornece propriedades da planta à bebida, principalmente o aroma.

A IPA carrega também notas frutadas e cítricas, que equilibram com o amargor do lúpulo e dulçor do malte. Deve ser servida entre 3 e 8 ºC, e pode ser harmonizada com hambúrgueres, churrasco ou costela assada.

RED ALE KNIGHT

De estilo Irish Red Ale, o rótulo vermelhinho da Leuven conta com toque de caramelo e aroma de maltes da cevada. É também ganhador de diversos prêmios, entre eles a medalha de prata na edição de 2015 da “Copa Cervezas de America GCA” e a de bronze na “World Beer Cup” de 2018.

Combine com carnes assadas e um belo quiche de cebola caramelizada.

WITBIER WITCH

Com aroma de notas cítricas de laranja e limão siciliano, a bruxinha é leve, com sutil toque de dulçor de trigo e cevada.

Essa bebida vai bem com peixes, frutos do mar, quiches de queijo e comida japonesa. Sirva em temperatura entre 3 e 8 ºC.

DUBBEL CACAU

Acobreada e feita para ser servida mais quentinha – até 12 ºC –, a Dubbel carrega notas de frutas secas, cacau e açúcar mascavo.

Essa cerveja é perfeita para acompanhar diversos tipos de sobremesas, inclusive um delicioso chocolate.

Já escolheu a cerveja de hoje?

Mariana Requena