Lions Piracicaba Leste faz 50 anos com plantio

plantio Renata Angeli e Sylvana Zein visitam a redação. (Foto: Amanda Vieira/JP)

O Lions Clube Piracicaba Leste completa 50 anos de atuação na cidade e, para comemorar a data, realiza hoje, às 10h, o plantio de 50 mudas de Ipê, das mais variadas cores, na Avenida Dorival Cruz Lima esquina com a rua Guido Sabadin, no Jardim Santa Rita. As mudas foram doadas pelo Viveiro Municipal e já medem cerca de 2 metros cada. Um jantar com a comunidade Lions das 72 cidades que abrangem o distrito e autoridades da cidade está marcado para o dia 06 de outubro, mês do cinquentenário da entidade.

De acordo com a presidente do Lions Clube Piracicaba Leste, Renata Angeli, e a coordenadora de meio ambiente e tesoureira da entidade, Sylvana Zein, a escolha pelo plantio se deu pelo fato de entre as metas do Lion Internacional estar a defesa e valorização do meio ambiente. “Entre as metas estabelecidas pelo Lions está a de preservar e promover o meio ambiente e nada melhor que plantarmos 50 mudas de ipês para deixarmos nossa cidade ainda mais linda e arborizada”, disse a presidente.

O Lions International é uma organização mundial de clubes de serviço cujo objetivo é promover o entendimento entre as pessoas, atender as causas humanitárias e promover trabalhos voltados a comunidades locais. Em Piracicaba, o Lions Leste é mantenedor da Escola de Mães Professora Branca Motta de Toledo Sachs, que atua em Piracicaba desde 1939, desenvolvendo projetos para atender gestantes e mães carentes com filhos.

A escola de mães é reconhecida como de utilidade pública em nível municipal, estadual e federal. Constituída por uma diretoria eleita em assembleia, o espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos ginecologistas, pediatras, assistente social, agente de saúde, psicólogas, advogada e voluntários treinados para fazer valer os “direitos” garantidos na Constituição Federal e no ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) .

Anualmente, a entidade assiste 150 gestantes e seus bebês e oferece apoio emocional e técnico no período gestacional, orientação aos cuidados com o bebê, esclarecimentos e orientações e encaminhamentos aos membros familiares, consultas médicas, ginecológicas e pediatricas, atendimento psicológico, palestras de orientação socioeducativas e doação de enxovais e de leite em pó para os bebês após o periodo de aleitamento materno até 2 anos.

O Lions Piracicaba mantém a entidade por meio de ajuda e, principalmente, da renda adquirida durante a Festa das Nações, com a barraca Café das Nações. “Conseguimos manter a escola por seis meses todos os anos, somente com o que angariamos na Festa das Nações”, disse Sylvana.

Também realiza intervenções nas comunidades e mutirões de saúde em parceria com a SemacTur. “Nossa cidade é privilegiada, pois conta atualmente com unidades de Lions e Rotarys que se ajudam e promovem atividades em prol de nossa comunidade. Aqui não temos concorrência, mas sim, parceria. E isso é um grande presente”, salientou Renata.

(Fernanda Moraes)