Líricas Femininas começa hoje no Sesc

Grupo Líricas Históricas se apresenta neste sábado, às 20h. Entrada gratuita. (foto: Cesar Duarte)

O Sesc Piracicaba, pela 22ª edição do projeto Sonora Brasil, recebe, a partir de hoje, o circuito ‘Líricas Femininas’, com shows dos grupos Líricas Transcendentes, Líricas Negras, Líricas Modernas e Líricas Históricas. As apresentações musicais acontecem até o sábado (22), sempre às 20h, no Teatro da unidade. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência.

De acordo com os organizadores, o tema ‘Líricas Femininas’ busca dar visibilidade à produção das mulheres, que por muito tempo foi pouco reconhecida. Ao todo serão 14 artistas, compositoras e intérpretes, que apresentarão ao público programas compostos exclusivamente por obras de compositoras e letristas brasileiras, reunidas especialmente para o Sonora Brasil.

Líricas Transcendentes, que faz show hoje, apresenta um repertório de tradições musicais do meio rural e composições inspiradas neste universo.

Líricas Negras se apresenta no dia 20 (quinta), tendo no repertório músicas relacionadas às tradições religiosas de matriz africana, somando vozes de resistência a elementos percussivos.

Líricas Modernas, que faz show no dia 21 (sexta), às 20h, aborda repertórios da atualidade, com estética mais próxima da música popular, porém ricos em elementos que os distinguem de obras consagradas nos meios de difusão.

Para encerrar a programação, no dia 22 (sábado), às 20h, apresenta-se o grupo Líricas Históricas. Com uma abordagem cronológica, apresenta repertório que traz à luz a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira, especialmente a de concerto, muitas delas sem reconhecimento público, apesar de uma produção relevante.

SERVIÇO

Circuito Musical ‘Líricas Femininas’. De hoje a 22 de junho, às 20h, no Teatro do Sesc Piracicaba – R. Ipiranga, 155, Centro. Entrada gratuita.