Livro aborda folclore brasileiro

livro Berje e Januária Alves, autores da obra a ser lançada. (Foto: Divulgação)

Resultado de parceria entre FTD Educação e Edições Sesc São Paulo, o Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro, sobre os seres da cultura popular dos brasileiros, como Saci-Pererê, Lobisomem, Mula sem Cabeça, Boto e Bumba meu Boi, será lançado hoje — Dia do Folclore Brasileiro —, às 20h, na comedoria do Sesc. A obra é de autoria da jornalista Januária Cristina Alves, com ilustrações de Cezar Berger, o Berje. O evento tem entrada gratuita.

Este Abecedário apresenta mais de 140 personagens, suas características físicas e psicológicas, origens e o enredo do qual fazem parte, além das obras de autores ou pesquisadores em que foram citadas. Figuras como o auspicioso Hipocampo, a selvagem Onça da Mão Torta, o monstruoso Arranca-Língua, a desafiadora Teiniaguá e o vingativo Poronominare fazem parte do catálogo.

Januária é pesquisadora da cultura popular brasileira e reuniu no livro dois anos de intensa coleta de dados acerca dos mais relevantes personagens do folclore nacional, valendo-se de fontes de folcloristas como Câmara Cascudo, Sílvio Romero, Simões Lopes Neto, José Ribeiro, Rossini Tavares de Lima, Lindolfo Gomes, Amadeu Amaral e Ricardo Azevedo.

SERVIÇO — Lançamento do Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro. Hoje, às 20h, no Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3437-9292.

(Da Redação)