Livro arrecada fundos para manter trabalho da associação Colibri

livro Trabalho do Pérsio Azenha Faber alia culinária com bom humor. ( Foto: Claudinho Coradini/JP)

A Colibri (Associação Brasil Parkinson – Núcleo Piracicaba) lançou recentemente o livro “Rir é a Melhor Receita para Viver Bem”, do cirurgião-dentista Persio Azenha Faber, membro da associação. “O nosso objetivo não é apenas de divulgar o livro, mas também a Colibri, já que muitas pessoas que sofrem com o mal de Parkison tem medo de se expor em razão das dificuldades da doença. O Persio também sofre desta doença só que, ao invés de se entregar, se superou e podemos compartilhar o trabalho incrível que ele fez”, explica Silvia Helena Rigoldi Simões, presidente da entidade.

Persio Faber escreveu o livro em 1990 e distribuiu alguns exemplares apenas para amigos próximos na época do Natal daquele ano, quase três décadas depois, incentivado pela família, decidiu lançar a obra para a comunidade como uma forma de agradecer a Colibri pelo tratamento recebido. “A Colibri ajudou ele. Sozinho é difícil de sair do estágio original, porém com o apoio é possível se superar”, comenta Vali Faber, esposa de Persio.
Uma das razões de Faber para lançar seu livro foi “a falta de humor na culinária”. “O bom humor torna esta atividade mais leve, principalmente para aqueles que não tem o hábito de cozinhar. Este livro saí daquela ideia de apenas receitas, já que as piadas vem prontas para os convidados de acordo com suas características. Tem receitas para a sogra, os amigos advogado, piloto e até para um casal em crise”, brinca Persio.
Um mês após o lançamento oficial já foram vendidos quase metade dos mil exemplares impressos e, se a vendas continuarem em alta, a ideia da Colibri é de fazer uma segunda edição, com receitas e piadas dos colaboradores do livro. “Toda a renda obtida com a venda dos livros serão destinados a Colibri”, completa o cirurgião.

COLIBRI – A Associação Brasil Parkison – Núcleo Piracicaba é destinada as pessoas que sofrem do mal de Parkison. Por ser uma doença que dificulta a locomoção e a velocidade da pessoa, a associação tem em sua agenda de atividades diversos trabalhos físicos, como fisioterapia, trabalho de dança sênior, além de fonoaudiologia, musicoterapia e um coral da associação (Coral Tremendas Vozes) que se apresentaram, ontem, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

SERVIÇO – Venada do livro “Rir é a Melhor Receita para Viver Bem”, do cirurgião-dentista Persio Azenha Faber, membro da Colibri segue na Banca expresso (esquina da rua Luiz Rasera com General Goes Monteiro, no Jardim Elite), Supermercado Superbom (rua Antônio A.B. Penteado, n°363, Jardim Elite), Samapi Cirúrgica (rua Santa Cruz, n°212), Restaurante Pintado na Brasa (Rua Bom Jesus, n°1663) e pelo telefone (19) 3426-0787, com Silvia Simões.

(Mauro Adamoli Jr)