Livro é ilustrado pelo caricaturista Érico San Juan

Para o ilustrador, a comunicação é uma parte importante em seus desenhos. (Foto: Arquivo JP)

O desenhista piracicabano Érico San Juan é o responsável pelas ilustrações do livro “45 do Primeiro Tempo”, do jornalista Patrick Santos, que durante anos esteve a frente do programa político “3 em 1”, da Jovem Pan. O livro é lançado na segunda-feira (13), das 18h30 às 21h30, no piso térreo da Livraria Cultura Conjunto Nacional, em São Paulo.

“45 do Primeiro Tempo” foi produzido em um período sabático de Santos, que durou nove meses. Os textos trazem reflexões acerca de momentos vividos por muitos profissionais, quando chegam a um ponto limite da carreira e precisam encontrar sentido para o que estão fazendo. Essas reflexões são consequência das experiências vividas por Patrick nesse período, em que se redescobriu em viagens, o contato mais próximo com a família e o desenvolvimento do autoconhecimento.

“Eu já vinha em um processo de cansaço nos últimos dois anos, tinha um cargo executivo na Rede Jovem Pan. Eu estava estressado e com dificuldades para manter meu processo criativo. Precisava dar uma parada mesmo. Decidi, depois de muito estudo, tirar um período sabático”, conta o autor sobre a pausa na carreira que utilizou para escrever seu livro. “Não foi fácil, pois tive que abrir mão de muitas coisas. Eu estava no auge da minha carreira, mas não estava feliz. Foi um tempo para mergulhar em coisas minhas, me conhecer um pouco mais e buscar as potencialidades que eu tinha, mas estavam guardadas lá no fundo”.

De acordo com San Juan, o ilustrador, comunicar-se e oferecer uma prévia dos capítulos através de seus desenhos foram os objetivos de seu trabalho no livro. “A ilustração não é uma legenda. Eu, como ilustrador, interpreto o conteúdo à minha maneira. Fiz uma ilustração para iniciar cada capítulo do livro e tentei passar uma prévia do conteúdo por meio dela”, explica.

“Se tratam de cenas e símbolos que representam as cenas dos capítulos e trazem o Patrick como personagem principal”.
Segundo Érico, o processo de ilustração foi rápido e produtivo, e ele mesmo se identificou muito com as reflexões construídas por Patrick. “Tenho quase a mesma idade dele, portanto sou da mesma geração e passei por dilemas muito parecidos com os dele, assim como acredito que diversas outras também passaram e irão se identificar”, afirma o ilustrador.

 

SERVIÇO
Lançamento do livro “45 do Primeiro Tempo”, escrito por Patrick Santos com ilustrações de Érico San Juan. Segunda-feira (13), das 18h30 às 21h30, no piso térreo da Livraria Cultura Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073, bairro Bela Vista, em São Paulo.

 

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br