Livro Piracartum concorre ao troféu HQMIX

Projeto homenageia 32 cartunistas piracicabanos; Prêmio é considerado o ‘Oscar dos Quadrinhos no Brasil’. (Foto: Mariana Requena)

O livro Piracartum, organizado pelos ilustradores de Piracicaba Adolpho Queiroz, Edson Rontani Júnior, Maria Luziano e Victor Corte Real, concorre neste ano à 31ª edição do troféu HQMIX, premiação nacional muito importante no universo das artes gráficas. A revelação dos ganhadores acontece em 15 de setembro, em evento no Sesc Pompéia, em São Paulo, e conta com a apresentação de Serginho Groisman.

Lançado em 2018, ano em que o Salão Internacional de Humor de Piracicaba completou 45 anos, o Piracartum é uma produção que tem por objetivo o resgate histórico e homenagem a 32 cartunistas piracicabanos, conforme explica um dos organizadores do trabalho e presidente da AHA (Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba), Adolpho Queiroz. “O livro surgiu da necessidade de realizarmos um mapeamento de toda a história dos cartunistas de Piracicaba, desde os pioneiros, nos anos 1940, e até os artistas atuais”, diz. “A cidade é importante no cenário do humor gráfico no país, por conta do Salão, mas não havia o resgate de toda essa história que conseguimos resgatar e reunir”.

Produzido com recursos do Proac (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) por meio de concurso promovido pela prefeitura de Piracicaba e a partir do resgate em arquivos jornalísticos, o livro contou com a união de 38 jornalistas que escreveram sobre o trabalho de cada cartunista. O resultado é um produto conciso, belo e muito importante para marcar a história da arte na cidade.

Além da distribuição gratuita das mil cópias impressas, Piracartum também foi levado a escolas da rede pública de Piracicaba e algumas das obras contidas no livro também foram expostas em diversos locais da cidade, com inclusão recurso em braile – tudo para garantir o maior acesso possível à arte do cartum.

“Foi um processo de produção muito interessante e já nos sentimos muito recompensados pela repercussão que tivemos até agora”, declara Queiroz. “O trabalho consistiu em um verdadeiro aprendizado”.

Piracartum pode ser acessado gratuitamente, em versão digital, no site Issuu.

O PRÊMIO

O troféu HQMIX é uma das mais tradicionais premiações de quadrinhos do Brasil, criada em 1989 pelos cartunistas José Alberto Lovetro e João Gualberto Costa com o objetivo de divulgar, valorizar e premiar a produção de artes gráficas no país.

Na edição de 2019, a 31ª, o prêmio recebeu 1,200 inscrições para as suas 28 categorias. Após meticulosa avaliação de um júri especializado, sobraram apenas 100 produções – dentre elas, o Piracartum, que concorre como Livro Teórico com outros nove projetos.

Mariana Requena
[email protected]