Luciano Martins Verdade lança livro de poesias Lobos na Porteira

livro Obra do professor do Cena/USP será lançada hoje. (Foto: Divulgação)

Luciano Martins Verdade lançará Lobos na Porteira, seu quinto livro de poesias, hoje, na livraria Nobel do Shopping Piracicaba. A obra traz reflexões poéticas do professor da USP (Universidade de São Paulo) e que trabalha no Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura). Na semana passada, o lançamento ocorreu na Livraria da Vila, em São Paulo.

Local de encontro entre a história natural e a história humana, a porteira é o lugar em que ambas modificam-se nesse contato. Onde a expansão humana domestica o selvagem.
Esse é o ponto de partida para as reflexões poéticas do autor, cientista que atua nessa área de conflito entre a produção e a conservação biológica ou entre o doméstico e o selvagem, ou ainda, e porque não dizer, entre o profano e o sagrado.

Autor de mais de 150 artigos científicos, além de livros técnicos sobre o tema, Luciano trata dos mesmos assuntos, mas com uma linguagem poética, intimista e, às vezes, existencialista e irônica. Suas reflexões poéticas remetem à solitária porteira onde mundos conflitantes se encontram.

Ao abrir essa porteira para cruzar ciência e arte, o autor lembra a todos que o mundo é um só e que o doméstico depende do selvagem tanto quanto o selvagem depende do doméstico. O lobo do homem e o homem do lobo são partes da mesma história evolutiva da vida no planeta.

SERVIÇO -Lançamento do livro ‘Lobos na porteira’, de Luciano Martins Verdade. Livraria Nobel – Shopping Piracicaba. Hoje, das 19h às 21h30. Av. Limeira, 722 – Vila Resende, Piracicaba/SP. Informações: (19) 3403-2727.

 

(Da Redação)