Luiz de Queiroz ganha estátua em bronze de 150 quilos

esalq Estátua tem 1,35 m e reproduz os trajes da época. ( Foto: Claudinho Coradini /Jp)

O visitante que chegar ao Edifício Central do campus da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) será surpreendido com uma estátua em tamanho natural do patrono da escola, Luiz de Queiroz, que foi inaugurada na semana passada na 61ª Semana Luiz de Queiroz. Idealizada pelo professor Antônio Roque Dechen e produzida pelo escultor Edu Santos, a estátua em bronze, em escala natural, pesa 150 quilos e é mais uma referência a Luiz de Queiroz. Os visitante podem fazer fotografias, inclusive, sentado ao lado do ilustre visitante.

Dechen disse que tomou como referência as estátuas em tamanho natural existentes na Europa, nos Estados Unidos e cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Santos. “Nesses lugares há personalidades sentadas em bancos e muita gente passa por aqui, então achei interessante ter essa referência”, explicou acrescentando que o fundador possui bustos em dois pontos da Esalq e na Praça José Bonifácio, no Centro da cidade.

Desde a inauguração, a estátua já foi colocada no salão nobre e ginásio de esporte. Segundo Dechen, a direção ainda irá definir o local onde ficará exposta.ao público. “Ele foi um precursor e um homem com a visão sempre à frente e um pioneiro em toda empreitada”, afirmou.

TEMPO — O escultor Edu Santos contou que a estátua de Luiz de Queiroz foi um dos maiores desafios que teve em sua carreira. Ele contou teve apenas 40 dias para criar e fundir a estátua, sendo 15 dias dedicados ao processo de criação, que resultou em uma miniatura de 23 centímetros.

“Após a reunião numa sexta-feira, na segunda-feira eu já havia produzido a miniatura, que foi aprovada”, lembrou. O processo de criação contou com o apoio da historiadora Marly Therezinha Germano Perecin que apontou detalhes como o vestuário da época. A obra de arte foi feita em argila e passou por várias etapas até chegar ao molde feito em gesso e borracha de silicone antes de seguir para a fundição. A estátua mede 1,35 de altura, 1,94 de largura – incluindo o banco.

(Beto Silva)