Luna ‘rouba a cena’ em prova no Barão

corrida Edmilson Reame e Luna: parceria e cuidados especiais ao longo de casa prova. ( Foto: Dayanne Arthur/Divulgação)

Há aproximadamente cinco anos, o sócio do XV de Piracicaba, Edmilson Reame, decidiu entrar no programa Corredores de Aço, criado na empresa em que trabalha, buscando uma mudança no estilo de vida. Reame, no entanto, sentiu que precisava de um companheiro para treinos e corridas. Foi aí que a cadela Luna, da raça Border Collie, apareceu em sua vida, a partir da indicação de um amigo, o  veterinário Pedro Justolin. Desde então, foram 28 corridas e 800 km percorridos pela dupla.

A última delas aconteceu domingo (11) na sexta edição da Corrida do Alvinegro, que foi especial para ambos. Pela primeira vez, Luna foi inscrita e contou com número e chip na prova, o que possibilitou o registro do tempo percorrido nos 5 km: 31min57, a melhor marca, segundo seu tutor, justamente no evento promovido pelo clube do coração. De forma inédita, a cadela recebeu a medalha. Na verdade, foi Reame quem ficou com o prêmio, pois, segundo ele, as medalhas sempre foram destinadas à parceira.

Reame correu uma vez sozinho e em outras três ocasiões com Luna na tradicional Corrida do Alvinegro, prova que é organizada pela Chelso Sports. “Nesses anos, participamos de diversas provas, mas, sinceramente, a melhor que tem em Piracicaba é essa. O trajeto é bom, saímos de dentro do estádio Barão da Serra Negra, o que é muito legal, o clima é bacana, com várias pessoas que não moram na cidade e os comentários que ouço são sempre positivos com relação à organização”, disse.

Atualmente, Reame e Luna, que está com dois anos e dez meses de idade, são conhecidos e reverenciados nas corridas, mas nem sempre foi assim. “No início, eu recebia alguns xingamentos, pois as pessoas acreditavam que eu estava judiando dela. Com o tempo, fomos ficando conhecidos e agora todos sabem dos cuidados que são tomados, começando com a alimentação, que é especial para cães que praticam atividades físicas. Há ainda uma hidratação durante as provas, com água e petiscos, e a precaução com relação aos horários dos treinos, evitando uma exposição ao forte calor”, contou.

RESULTADOS

Na classificação geral da prova masculina de 5 km, a vitória foi de Antonio Marco de Araujo, com o tempo de 14min20, enquanto Suian Sutto venceu entre as mulheres com a marca de 18min04. Na corrida de 10 km, os vencedores foram os atletas Tiago Anderson Henrique de Oliveira (33min36) e Andreia de Oliveira dos Santos da Silva (41min02). Na prova mais longa, de 15 km, melhor para Gustavo Henrique Pereira no masculino (51min02) e Ariadenes de Souza Soares no feminino (1h05min41).

( Líder Esportes)