Maestro João de Almeida abre Festival Som Maior

maestro Maestro falará sobre o processo de criação. (Foto: Divulgação)

Hoje, às 14h, será a abertura do Festival Som Maior, no auditório do Sesc, com a palestra ministrada pelo maestro João Marcos de Almeida, sobre a história nacional e internacional da música, abordando a trajetória dos principais pilares da música brasileira como Carlos Gomes, Villa Lobos e Tom Jobim. A entrada é gratuita.

João Marcos é maestro da Orquestra de Cordas Contemporânea de Piracicaba e já participa há quinze anos como palestrante do Som Maior, idealizado e realizado pela pianista Regina Gomes. “A palestra fará uma abordagem crítica e analítica sobre o processo de criação da composição, dentro de um contexto econômico e político da época abordada e influências sobre as mesmas”, revelou Almeida.

O maestro conta que o aumento da participação e interação dos jovens no projeto, que consiste em despertar nos jovens o interesse pela boa música, desenvolver o senso crítico e aprimorar o talento musical, aumentou significativamente através das palestras ao longo dos quinze anos.

Ele justifica a escolha do tema para a palestra desta edição do festival. “Para compor uma música, o compositor se baseia na sua capacidade criativa e conhecimento musical e esse processo está em decadência pois o que estamos vendo hoje em dia são compositores que direcionam suas composições baseado apenas no retorno financeiro e na possibilidade de sucesso sem se preocupar com a qualidade musical”, explica João Marcos.

O palestrante é natural de Assis, filho de João Augusto de Almeida também músico, clarinetista e saxofonista e irmão da pianista Regina Gomes. Ele conta que recebeu deles grande influência para também se dedicar à música. Estudou no Clam (Centro Livre de Aprendizagem Musical), em São Paulo, na escola de Amilton Godoy e Luiz Chaves e teve aulas com o violonista e compositor Paulinho Nogueira, o mesmo professor de Toquinho. Também estudou harmonia moderna na Universidade de Cambridge e criou o método ‘aprenda com prazer’, para o aprendizado de instrumentos como violão, guitarra, viola, ukulelê, cavaco, baixo, harmônica e harmonia musical o qual leciona por mais de 30 anos.

SERVIÇO – Maestro João Marcos de Almeida faz palestra hoje na abertura do festival Som Maior, às 14h, no auditório do Sesc (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada Gratuita. Informações: (19) 3437-9292.

(Raquel Soares)