Maestro Mahle é homenageado em concerto na Empem

Apresentação reúne ex-alunos e faz parte das comemorações pelos 90 anos do músico; A entrada é gratuita. Mahle ocupa a cadeira de número 6 na Academia Brasileira de Música. (foto: Claudinho Coradini / JP)

Mais um concerto marca as comemorações do 90º aniversário do maestro e compositor Ernst Mahle. A apresentação acontece no dia 17 de agosto (sábado), às 19h30, na Sala Dr. Mahle da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle). A entrada é gratuita.

No evento, ex-alunos da Escola de Música de Piracicaba retornam à casa, onde adquiriram muito aprendizado, para homenagear o mestre. Estarão presentes os oboístas Luís Carlos Justi, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro; Katia Justi, ex-integrante da Sinfônica de Campinas; Paulo Rogério Arantes, oboísta da Orquestra Sinfônica de Nurenberg, na Alemanha; e Júlia Jorge, convidada e aluna periódica de Luís Carlos e Paulo, na Empem. Ainda prestigiam a apresentação Antonio Garcia e Francisco Amstalden, além das pianistas Eliana Asano e Lilia Manfrinato Justi.

O programa da noite inclui duos e trios de autoria de Mahle, produzidos nas diversas épocas e anos que o maestro dedicou à composição. “Estão convidados todos os admiradores não só da obra de Mahle, como também dos executantes das músicas da apresentação, todos com expressiva carreira dentro de suas profissões”, convidam os organizadores.
Neste ano, outros diversos concertos também foram dedicados ao maestro Mahle, que completou 90 anos em 4 de janeiro. Entre eles está um Concerto Comemorativo na Empem, realizado na própria data de aniversário, e um recital organizado no quarto dia do Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba de 2019, em julho, que apresentou suítes para piano a quatro mãos compostas por Ernst Mahle.

UMA CARREIRA DE SUCESSO

O maestro nasceu em Stuttgart (Alemanha), em 4 de janeiro de 1929, período da Grande Depressão. Ernst e sua família mudaram-se para o Brasil, em 1951, quando ele tinha 22 anos, e foi aqui que a paixão pela música deixou de ser um hobby para tornar-se sua profissão.
Mahle foi aluno de Johann Nepomuk David, de Messiaen, W. Fortner, E. Krenek, além de se especializar em regência com L. Von Matacic, Rafael Kubelik e Mueller-Kray, sejam em cursos internacionais de férias ou aqui mesmo no país.

No decorrer da carreira, o maestro já foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea, além de ocupar a cadeira de número 6 na Academia Brasileira de Música. Sua técnica é louvada pelos críticos, que a consideram perfeita, e em 1995 ele recebeu o prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte, que atesta a qualidade de seu trabalho. O músico ainda produziu três óperas: “Maroquinhas Fru-Fru”, em 1974, “A Moreninha”, de 1979 e a mais recente, “O Garatuja”, de 2006.

SERVIÇO

Concerto Comemorativo aos 90 anos do maestro Ernst Mahle. 17 de agosto (sábado), às 19h30, na Empem – Rua Santa Cruz, 1155, Alto. Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3422-2464.

 

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br