‘Maquinações’ reúne arte, tecnologia e ‘gambiarras’

– Homens,Máquinas e a Invenção do Cotidiano, que abre no dia 6 de setembro, às 19h, na Área de Exposições do Sesc Piracicaba.

Máquinas, traquitanas, improvisos e criatividade. Obras nada convencionais de artistas-inventores são os ingredientes principais da exposição Maquinações – Homens, Máquinas e a Invenção do Cotidiano, que abre no dia 6 de setembro, às 19h, na Área de Exposições do Sesc Piracicaba.

Com curadoria de Fred Paulino, a mostra fica aberta para visitação gratuita até 8 de dezembro, de terça a sexta, das 13h30 às 21h45, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

Para a abertura, o espetáculo Pareidolia – Arte Sonora e Improvisação, com o Coletivo de Música Experimental Eletrônica Kallpp, traz composições improvisadas envolvendo quatro planos distintos que reverberam e interagem entre si: corpo, som, luz e pensamento. Trata- -se de misturas fugazes como paisagens visuais, sonoras e do corpo em movimento que se cristalizam e desfazem em matérias que tremem, esforçam, esticam, comprimem, dilatam, respiram, iluminam e se encontram com sons eletrônicos e eletroacústicos.

Na mostra, o público conhecerá obras de 14 artistas e coletivos brasileiros e estrangeiros que apresentam seus trabalhos, apostando mais na interação do que na interatividade, no analógico sobre o digital, na reutilização ao invés do consumo, e em soluções e técnicas acessíveis em contraponto às complexidades contemporâneas. “Tenho interesse em investigar a relação dos artistas com a criação de aparatos técnicos, com uma proposta de arte eletrônica que tenha a marca do improviso, da precariedade, do despojamento e do reúso de materiais”, explica o curador.

ACESSIBILIDADE

A exposição Maquinações – Homens, Máquinas e a Invenção do Cotidiano contará com a Visita com mediação em Libras no dia 22 (domingo), às 10h15.

Destinada para público surdo e interessados na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visita será mediada pela equipe de educadores da exposição, com a presença de Glaucio Camargo, tradutor intérprete em Libras e arte-educador.

SERVIÇO

Exposição: Maquinações – Homens, Máquinas e a invenção do cotidiano. Abertura: dia 6, sexta, 19h. Hall de Entrada. Grátis. Livre. Visitação: de 7 de setembro a 8 de dezembro de 2019, de terças a sexta, das 13h15 às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h, na Área de Exposições.

Da Radação