Maracatu de baque virado é tema de ciclo de workshops

Tem início hoje ciclo de oficinas e workshops de maracatu de baque virado (ou maracatu nação) e de afoxé no Espaço Cultural Bloco da Ema. Os encontros serão ministrados pelo artista plástico e músico pernambucano Tony Azevedo e convidados. As atividades, divididas em três módulos, acontecem sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, das 14h às 17h, no próprio espaço cultural. Interessados em participar devem se inscrever pelos telefones (19) 3422-6396 ou 99393-2744. A taxa de inscrição de cada módulo custa R$ 35.
 
 
De acordo com Azevedo, que é idealizador do Bloco da Ema, as oficinas são destinadas a pessoas com 15 anos de idade ou mais. Para participar não é necessário ter conhecimento algum na área e nem saber tocar os instrumentos (alfaias, caixas de guerra, tarois, gongués, agbês, ganzás, entre outros). A iniciativa, conforme o artista, é difundir a cultura do maracatu e intensificá-la aos piracicabanos, para que possam valorizar essa manifestação cultural e, além disso, fortalecer o 4º Encontro de Maracatu de Baque Virado de Piracicaba, agendado para ocorrer em agosto e setembro, e o AfroPira, em novembro.
 
 
O módulo um contempla workshops sobre a história do maracatu de baque virado e a afinação, construção e manutenção de alfaias. O módulo dois integra oficinas para conhecer os instrumento que fazem parte do maracatu; de vivência de maracatu de baque virado, canto “loas”, dança e percussão das nações tradicionais de Pernambuco e de introdução ao maracatu de baque virado, baque de marcação, parada arrasto, male, martelo e afoxé no maracatu. Troca de saberes com a presença dos mestres de maracatus de Pernambuco e cortejo de maracatu de baque virado fazem parte do módulo três.
 
 
SERVIÇO — Oficinas e workshops de maracatu de baque virado e de afoxé. De hoje até novembro, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, das 14h às 17h, no Espaço Cultural Bloco da Ema (rua Morais Barros, 176, Centro). Preço: R$ 35 cada módulo. Inscrições e informações: (19) 3422-6396 ou 99393-2744.