Maracatu de Baque Virado é tema de roda de conversa

conversa Azevedo: debate enfoca preconceitos e violência. (Foto: Claudinho Coradini/JP/Arquivo)

A roda de conversa sobre a Diversidade e o Maracatu de Baque Virado será atração no Sesc, amanhã, às 19h. A atividade, que ocorre no teatro, é integrada à programação complementar da Bienal Naïfs do Brasil. O apoio é da SemacTur (Secretaria da Ação Cultural e Turismo), do Conepir (Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial de Piracicaba) e Afropira. A realização é do Espaço Cultural do Bloco da Ema e do Porto Maracatu Back Angola Cultural. A entrada é gratuita e aberta ao público.

A conversa será realizada com participação de Baiana Rica (Aurélio Prates) do Maracatu Cia Caracaxá-SP; Mestre Toinho (Antonio Pereira de Souza) Camaragibe-PE; Tenily Sales da Silva, Baque Mulher-RJ e batuqueira do Nação Encanto do Pina-PE; Antônio Filogênio de Paula Junior, pesquisador da cultura afro brasileira-SP; professora Dra. Marilda Soares, da Conepir, e Andressa Santos, do Baque Caipira-SP.

Segundo o afiliado do maracatu Leão da Campina de Pernambuco, Tony Azevedo, esse diálogo é uma forma de fortalecimento dos grupos de matriz africana. “É sempre muito importante quando as pessoas se reúnem para discutir, debater e planejar atividades do movimento negro da cidade de Piracicaba. Nesse encontro, iremos estar focando principalmente sobre os preconceitos e a violência que enfrentamos, que algumas pessoas passam dentro do maracatu, além da busca dos espaços públicos para essas mainfestações. No final iremos estar realizando uma carta aberta, a qual encaminharemos aos responsáveis, com instruções sobre o próximo encontro e com informações sobre dificuldades que os grupos enfrentam por aqui”.

“Iremos conversar sobre o que o Mestre Toinho, que é um dos mais antigos mestres de maracatu de Pernambuco, pensa dessas mudanças, sobre o papel da mulher, que antes ficava só na retaguarda e hoje pertence ao maracatu e levanta o instrumento e toca um pouco de tudo”, disse Azevedo.

SERVIÇO – Roda de conversa sobre a Diversidade e o Maracatu de Baque Virado hoje, às 19h, no Sesc (R. Ipiranga, 155 – Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3437-9292.

(Ana Caroline Lopes)