Marcas sem um propósito

Se sua marca deixasse de existir amanhã, o que o mundo perderia? Essa é uma pergunta ao mesmo tempo provocativa e transformadora. Quando não há um proposito para que a marca ou a empresa exista, seu desaparecimento não causa senão um vazio no mercado onde atua. Um vazio que pode ser rapidamente ocupado pelos competidores e sem qualquer sentimento de luto junto aos clientes. A marca é um nome, normalmente representado por um desenho (logotipo e/ou símbolo). As experiências reais ou virtuais, objetivas ou subjetivas vivenciadas pelo cliente atribuirá valores específicos às marcas. Essas experiências associadas aos seus benefícios emocionais podem levar a sua fidelização, facilitando as escolhas diárias por um produto específico nos levando a identificar a marca pelo seu logotipo , símbolo, mascote, embalagem e cores. Uma marca pode agregar valor emocional a um produto, satisfazendo desejos e necessidades dos consumidores. Praticar uma boa gestão da marca ou branding deve prever o planejamento da marca, visando o desenvolvimento e o controle de suas diversas expressões, por meio da organização de ações estratégicas de construção e projeção no mercado. O gerenciamento de marcas não deve limitar suas ações ao consumidor final, abrange também outros públicos, os funcionários da corporação, fornecedores, e demais stakeholders, que devem ser considerados para a consolidação das marcas. São diversos os elementos que podem formar a identidade de uma marca. Aponto oito importantes elementos que compõem uma marca mencionando o que são cada um desses elementos e como enxergá-los com sua devida importância para seu negócio: Posicionamento – é a fatia de mercado que a marca define para si no ambiente competitivo, e está relacionado à segmentação do público-alvo devendo transmitir a imagem planejada para o produto; Nome – ele identifica uma marca, muito mais do que simplesmente identificar e comunicar o que representa , o nome da marca na contemporaneidade deve ter sonoridade, ser bonito de ver, de escrever, de digitar e gostoso de pronunciar; Logotipo – é a forma como se escreve ou a tipologia que se usa para escrever o nome da marca. A escolha da fonte deve obedecer à essência de sua marca, ou seja, uma fonte mais chapada ou uma fonte e variações de cores que a Google usa, ou então algo mais caligráfico e rebuscado como é o caso da Coca – Cola independente da tipologia adotada, a percepção da marca pelo consumidor pode ser mais distinta do que se imagina, portanto, vale a pena perder um pouco de tempo com isso; Símbolo – é a imagem ou figura que representa sua marca é a parte que pode ser identificada, mas não lida pelo consumidor como exemplo, temos a maçã da Apple, o jacaré da Lacoste, ou o ninho de passarinhos da Nestlé, nosso cérebro memoriza melhor a imagem do que a palavra, uma questão de psicologia cognitiva reconhecemos melhor um símbolo do que palavras; Embalagem – é a roupa da sua marca , ela carrega potentes elementos de identidade e diferenciação de uma marca; Registro – a sua proteção legal é uma etapa de fundamental importância ,criou um nome para sua marca acesse o site do INPI (instituto Nacional de Propriedade Industrial) e consulte se há registros dos elementos que você criou; Valor da Marca ou brand equity é a importância a mais que um consumidor paga para obter a sua marca preferida e não um produto parecido sem o nome de sua marca. Praticar uma boa gestão da marca requer um bom planejamento e acompanhamento , a marca deve sempre levar em conta resultados de longo prazo.