Marin Alsop, da Osesp, recebe prêmio internacional

Marin Alsop Desde 2012 frente da orquestra,nova-iorquina é premiada com o Crystal Award. ( Foto: Bruno Vessiez )

Regente titular e diretora musical da Osesp desde 2012, Marin Alsop foi indicada como uma das três personalidades a serem premiadas no Crystal Award, promovido pelo Fórum Econômico Mundial há 25 anos para reconhecer pessoas que trabalham em prol de uma sociedade melhor, criando e liderando projetos culturais que promovam mudanças positivas no mundo. A premiação ocorre no tradicional encontro anual do Fórum (WEF, em inglês), de 22 a 25 de janeiro em Davos (Suíça), sob o tema “Globalization 4.0: Shaping a Global Architecture in the Age of the Fourth Industrial Revolution” (Globalização 4.0: Moldando uma Arquitetura Global na Era da Quarta Revolução Industrial).

Este ano, além de Marin Alsop, o Crystal Award do WEF também reconhece a liderança positiva da diretora de cinema saudita Haifaa Al-Mansour e do apresentador e naturalista britânico David Attenborough. a organização ainda ressalta que Marin tem trabalhado incansavelmente para oferecer oportunidades a todos no acesso à música em um mundo onde a diversidade na música clássica é a norma e não a exceção. “Participar do Encontro Anual do WEF em 2006 me inspirou a me esforçar para me tornar uma cidadã mais engajada, e estou muito honrada em voltar a receber o Crystal Award e compartilhar minha jornada nos últimos 13 anos”, disse a regente, indicada por sua liderança em defender a diversidade na música.

Em dezembro de 2019, Marin receberá o título de Regente de Honra da Osesp, um reconhecimento à parceria que ajudou a elevar o perfil da Orquestra dentro e fora do Brasil, e à sua visão humanista, fonte de inspiração para as atividades educativas e de formação de público da Osesp. A partir de 2020, Marin Alsop será Regente Titular da Orquestra Sinfônica da Rádio de Viena.

(Da Redação)