Martins rege Camerata Bachiana na Esalq

O maestro João Carlos Martins e a Camerata Bachiana se apresentam no gramado em frente ao Edifício Central da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), no próximo dia 20, às 18h. O evento, com entrada gratuita, terá participação especial do tenor Jean William. A abertura será feita pelo conjunto musical piracicabano Ternamente Eclético, às 17h. Quem desejar pode doar um quilo de alimento não perecível no dia e local do espetáculo para ser encaminhado ao Grupo Amor de Maria — Moradores de Rua, que promove apoio social a pessoas em situação de rua. Com repertório que vai do clássico ao popular, o concerto é um projeto da Doble Cultura, com incentivo do ProAc (Programa de Ação Cultural), do Estado de São Paulo, e patrocínio da Raízen.
 
Diretor artístico e maestro da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, João Carlos Martins é considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach e teve como um dos pontos altos da vida profissional a gravação da obra completa para teclado do compositor alemão. Devido a problemas físicos, teve de abandonar a carreira de pianista, mas passou a reger.
 
A Bachiana Filarmônica foi fundada em 2004 e, após nove temporadas de apresentações pelo Brasil, encantou o público estadunidense com cinco atuações de gala, sendo duas no Carnegie Hall, em 2007 e 2008, e três no Lincoln Center, em 2009, 2010 e 2011.
 
Coordenadora de relações externas da Raízen, Débora Barros ressaltou a importância da apresentação. “O evento reunirá importantes nomes da música em uma programação para toda a família. A Raízen acredita que o desenvolvimento de cada indivíduo se dá em função das oportunidades de acesso à educação, cultura e arte. Por essa razão, investimos na promoção de iniciativas que possam contribuir com isso”, afirmou.
 
SERVIÇO — Concerto com o maestro João Carlos Martins, Camerata Bachiana e do tenor Jean William. Dia 20, às 18h, na Esalq (avenida Pádua Dias, 11). Entrada gratuita. Quem desejar pode doar 1kg de alimento não perecível para ser encaminhado ao Grupo Amor de Maria — Moradores de Rua. Informações: (11) 3045-0121.