Medicamentos para combate do envelhecimento vale a pena?

Não é de hoje que muitas pessoas buscam cada vez mais o milagre de combater o envelhecimento e continuarem jovens. A cada ano surgem novos medicamentos para que a aparência da juventude reine, não só nos rostos, mas também no corpo.

Para tanto, um medicamento está sendo cada vez mais usado para retardar este envelhecimento. Seu nome? Metformina. Ele é um medicamento popular para quem tem diabetes e que tem sido usado para retardar o envelhecimento, no entanto ele pode não ser tão bom assim.

Estudo que saiu recentemente no periódico Aging Cell “Metformin inhibits mitochondrial adaptations to aerobic exercise training in older adults” mostrou que pode-se diminuir alguns dos benefícios esperados para a saúde em idosos saudáveis que fizeram o uso do medicamento, podendo diminuir as mudanças que acontecem naturalmente e que ajudam as pessoas que praticam a atividade física a envelhecer melhor.

A metformina é um medicamento que permite pessoas com diabetes tipo 2 melhorarem seu controle de açúcar no sangue e sensibilidade a insulina, reduzindo desta forma a quantidade de açúcar liberada pelo fígado no sangue. O problema é que não se sabe ainda como os medicamentos e exercícios interagem em pessoas saudáveis. O que se sabe é que em ratos o medicamento, além de reduzir o açúcar no sangue, também reduziu a inflamação e produziu efeitos que alteram o envelhecimento, bem como o exercício físico que quando feito, aumenta a aptidão aeróbia das pessoas e controla o açúcar no sangue ambos, estando ligados a períodos mais longos de vida. A partir disso, especulou-se que a combinação dos dois potencializa os efeitos do medicamento para a longevidade.

No entanto, o uso do medicamento bloqueava os ganhos relacionados ao exercício do ponto de vista mitocondrial ou dentro da célula, mostrando que os benefícios não são tão bons assim, levando os pesquisadores a terem cautela, já que o uso da metformina combinado ao exercício parecem não serem bons para esta longevidade.

Apesar de tudo, sabemos que a cada dia mais pesquisas são feitas e publicadas e que a indústria farmacêutica quer achar o medicamento do envelhecimento onde muitas pessoas gastarão rios de dinheiro para continuarem jovens, quando o que é comprovado ainda, é que a combinação de exercício e dieta é a melhor possível para sua saúde e longevidade. E está ao seu alcance! Simples, requer disciplina, mas você não precisará gastar rios de dinheiro! Até a próxima!