‘Mercadão’ é tema de mostra artística

mercadão Foto de Regina Villara retrata atendimento.
mercadão
Desenhos com várias técnicas também estão expostos. (Foto: Reprodução/Claudinho Coradini/JP )

 

A Casa do Médico sedia até sexta-feira a exposição de fotografia e desenho Mercado Municipal: Percepções, da artista plástica e educadora Regina Villara, 62. A mostra reúne imagens alusivas ao Mercado Municipal, conhecido como “mercadão”. As obras podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, gratuitamente.

Segundo Regina, que é membro da Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), as 20 fotografias e os 14 desenhos coloridos que compõem a mostra foram idealizados por meio de uma pesquisa que realizou ano passado no Mercado Municipal. “Nesta exposição, optei por destacar o lado humano, com fotos dos proprietários das bancas, seus funcionários e funcionárias, bem como fotos do cotidiano de clientes. Entre idosos, jovens e crianças, todos têm algo em comum: o Mercado Municipal, que é local de encontros, de parada para o lanche, de compra de guloseimas e produtos para o jantar”, comentou.

Para os desenhos, a artista utilizou a técnica mista e arte sobre papel, com detalhes em nanquim e tinta acrílica. Eles foram realizados a partir de montagens feitas no próprio ateliê de Regina, com legumes, frutas, produtos e objetos do Mercado Municipal. As fotografias retratam os proprietários, funcionários, bancas, produtos e clientes do local. “Eu pensei que, de alguma forma, eu poderia captar ou homenagear algo que é muito significativo do piracicabano e que assim agregasse um sentido de valor, por isso, escolhi o Mercado Municipal, que envolve várias gerações de pessoas e famílias que o administram. Aqueles que frequentam o local assiduamente conseguem identificar nas fotos amigos, parentes ou pessoas que já conhecem há muitos anos. Sentem uma conexão emocional com um local que já faz parte de sua história de vida”, falou a artista, que é natural de São Paulo.

Ela disse, ainda,que está fixado no meio da exposição um caderno para que todos que forem visitar a mostra deixem um recado com as percepções sobre o Mercado Municipal e sobre a exposição. “Isso será muito importante para mim”, afirmou Regina.

SERVIÇO — Exposição de fotografia e desenhos Mercado Municipal: Percepções, de Regina Villara, na Casa do Médico (avenida Centenário, 546, São Dimas). Entrada gratuita. Visitação: até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Informações: (19) 3422-2256.

(Ana Caroline Lopes)