Mês da Consciência Negra no Sesc

Programação contará com aula aberta do curso de Introdução à filosofia afro-brasileira; entrada gratuita. (Foto: Divulgação)

Amanhã (6), às 19h, a Comedoria do Sesc Piracicaba recebe a aula aberta do curso de Introdução à filosofia afro-brasileira: conhecimento, cultura e educação. Com a participação do filósofo Antonio Filogênio de Paula Junior e do griô e contador de histórias de Burkina Faso, François Moïse Bamba, o evento apresenta propostas para aproximação dos saberes imersos nas práticas culturais afro- -brasileiras. A programação, que faz parte do projeto ‘Do 13 ao 20: (Re)Existência do Povo Negro’, tem entrada gratuita.

O projeto institucional faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças, com o intuito de refletir sobre a construção das identidades e valorizar a pluralidade de manifestações e expressões culturais ao longo de todo o ano. No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), além da aula aberta do curso de Introdução à Filosofia Afro- -brasileira, promovido pelo Sesc Piracicaba, a programação contará bate-papos e debates sobre cultura, religião e empreendedorismo.

Na quinta-feira (7), às 20h, na Comedoria acontece a contação de histórias Contos e lendas do Burkina Faso, com o contador e ator François Moïse. O artista foi iniciado no conto por seu pai e criado em estreita relação com a tradição da cultura e da arte griot do Burkina Faso. Hoje, le forgeron conteur (o ferreiro contador), é reconhecido internacionalmente por seu trabalho e viaja o mundo inteiro ao encontro do público.

O bate-papo Afroempreendedorismo social com os Coletivos AfroPira e Beleza Preta, e a empreendedora digital Catiene Mendes, será no dia 19, às 19h30, na Comedoria; e o debate Aspectos socioculturais das religiões afro-brasileiras, com apoio do Conepir e Coletivo Afropira, será no dia 21, às 19h30, no Teatro. Em todos, a entrada é gratuita.

SERVIÇO

Do 13 ao 20: (Re)Existência do Povo Negro. Aula Aberta. Introdução à filosofia afro- -brasileira: conhecimento, cultura e educação, com Antonio Filogênio de Paula Junior e François Moïse Bamba. Dia 6, quarta, 19h. Comedoria. Grátis. Livre.

Da Redação