Metalúrgico morre após ser atingido por peça em empresa da cidade

Setor de acabamento ficará fechado temporariamente (Amanda Vieira/JP)

O metalúrgico Gabriel Aparecido Pereira dos Santos, 30, morreu na terça-feira (8) após ser atingido por uma peça de aproximadamente duas toneladas, na Dedini Fundição. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas o funcionário não resistiu. Ele trabalha há apenas um ano na empresa, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, Wagner da Silveira. O setor de acabamento da Dedini, onde ocorreu o acidente deve ficar fechado pelo menos até sexta-feira (11).

Agentes do Ceret (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e representantes do sindicato fizeram uma vistoria no local. Silveira explicou que um cilindro de aproximadamente 15 toneladas foi fundido dias trás, resfriado e foi transportado para o setor de acabamento, onde o funcionário fazia limpeza, quando uma parte da peça se soltou e atingiu-o.

“Ainda não sabemos o que de fato aconteceu, se houve uma possível explosão ou se parte da peça trincou e causou o acidente. Nesta quarta-feira (9) pela manhã iremos participar de uma reunião na sede da empresa para realizarmos uma análise da situação para evitar que outros acidentes. Queremos entender o que teria causado tudo isso”, disse o sindicalista.

Segundo ele, a orientação aos funcionários é que caso percebam alguma situação que possa causar algum tipo de acidente no interior da empresa devem relatar o caso ao sindicato. “Acompanhamos a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas empresas, mas infelizmente não conseguimos chegar antes dos riscos em algumas situações”, completou Silveira.

Os peritos do IC (Instituto de Criminalística) fizeram o levantamento das circunstâncias do ocorrido.

EMPRESA

Sobre ocorrência registrada, a Dedini S/A Indústrias de Base informa com pesar que na manhã desta terça-feira (8), ocorreu um acidente nas dependências da Fundição, envolvendo um empregado que trabalhava em um equipamento. O empregado recebeu os primeiros atendimentos ainda no local pela equipe do Samu, mas não resistiu e veio a falecer. As causas do acidente estão sendo investigadas. A Dedini lamenta profundamente o ocorrido e informa que está dando toda assistência aos familiares.”

 

Cristiani Azanha

[email protected]