• Minimalismo é estilo de vida
  • Minimalismo é estilo de vida
  • Minimalismo é estilo de vida
  • Minimalismo é estilo de vida

Minimalismo é estilo de vida

Inspirada no Instagram, Pinterest e Tumblr a decoração minimalista saiu das redes sociais para ser febre nas últimas estações, e continua dando as caras em 2019. O estilo, que para alguns vai além da estética, sendo adotado como modelo de vida, prega a manutenção apenas do necessário e o desapego do acúmulo, que pode pesar a vida e o ambiente.

Cores claras, sóbrias e design retilíneo são marcas do minimalismo, além do apreço pela utilidade dos objetos, ou seja, menos enfeites e mais componentes funcionais, que realmente serão utilizados pelas pessoas no ambiente.

O design minimalista é uma corrente com principal influência na cultura japonesa, e constitui-se em linhas retas e formas geométricas simples.

Nos últimos anos, ainda permeado pela internet, recebeu influências da cultura nórdica e pode ser até confundido com a decoração escandinava, que baseia-se em madeiras e iluminação natural, mas também mantendo as cores sóbrias.

Ivani Zanin é proprietária da Móveis Zanin e dá dicas de como aplicar o estilo na sua casa. “O foco está na leveza do ambiente. Linhas retas e cores claras, principalmente o branco, suavizam o cômodo”, explica.

“Hoje os móveis são planejados de forma criativa para aproveitar os espaços cada vez menores, e podem até provocar uma sensação de amplitude do local”.

MENOS É MAIS

Quando se trata de minimalismo, a expressão “menos é mais” é sempre válida. Separe tudo o que está apenas ocupando espaço e substitua por objetos funcionais.

Estátuas decorativas podem ser trocadas por suportes para livros e revistas, ou até mesmo por abajures, que ajudam a iluminar o ambiente de forma direcionada.

Escolha um dos móveis para ser o foco do ambiente, e todo o restante deve ser secundário e chamar menos a atenção. Um grande sofá pode ser o foco da sala, por exemplo, e grandes almofadas quadradas em tons claros dão o tom minimalista à mobília.

FOCO NA ILUMINAÇÃO

A iluminação é um ponto importante e que não pode ser esquecido na decoração minimalista.

A luz natural torna o ambiente mais arejado, portanto é importante aproveitar as janelas da casa. Cortinas podem ser utilizadas nos dias de sol mais forte, porém sempre tentando manter os tons mais claros no local.

O MINIMALISMO NA ARQUITETURA

Para quem pensa em investir um pouco mais para reformar o lar, o minimalismo é uma opção simples e elegante.

As linhas retas devem ser destacadas também na construção, além das cores claras, que garantem um visual clean à decoração.

Pedras e mármore podem ser utilizados como forma de contrastar com as cores claras das paredes.

SERVIÇO

A Móveis Zanin fica na Rua Rui Barbosa, nº 50, no bairro Vila Rezende, em Piracicaba. O telefone para contato é o: (19) 3421-3310.

Mariana Requena
[email protected]

Fotos: Claudinho Coradini / JP.