Moradores reclamam de atendimento na UBS Anhumas

Um abaixo-assinado, com cerca de 500 assinaturas, pede melhorias no atendimento e de infraestrutura na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Anhumas. Entre as reclamações, estão a recente saída de uma dentista, da falta de um ginecologista, limpeza da área externa, bem como controle de cães e gatos que entram em áreas da UBS que não deveriam ser permitidas. Em nota, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde informou que responderá a reportagem nesta terça-feira.
 
De acordo com a responsável pelo abaixo-assinado, Taiane aparecida Barbosa Caetano, o estopim para o descontentamento dos usuários da unidade foi a troca da dentista há cerca de 10 dias. “Ela sempre atendeu bem os pacientes e todos aqui gostavam dela, principalmente os mais idosos. Ela nunca deixava formar fila de espera e sempre que precisávamos tínhamos uma vaga”, disse a doméstica de 30 anos.
 
Ainda, segundo ela, desde 2015 a coordenação da UBS retirou o ginecologista da unidade – levando os usuários a procurarem uma unidade no centro da cidade -, o pediatra atende apenas uma vez por semana e, mais recentemente, por estarem impedidos de retirarem medicamentos na farmácia devido a férias do responsável pela liberação dos remédios. “Há quase três anos estamos lutando para que o ginecologista volte a atender aqui. Eu mesmo estou agendada com um clínico geral para dia de 3 de abril e só depois disso poderei marcar consulta com um especialista. Se fosse direto aqui, não seria tão demorado. Pediatra sempre quando vem enfrentamos fila, se tiver mais um dia de atendimento ajudaria, mas parece que a coordenação do postinho não quer ver o povo contente com o trabalho deles. Não estão trabalhando para isso”, completou.
 
Outro problema constante na unidade é a falta de manutenção da UBS. “Aqui tem muito cão e gato circulando dentro do postinho. Semana passada. uma cobra invadiu a unidade e deixou todos os funcionários e população assustados. O motivo do aparecimento da serpente está na área externa, com uma mato muito grande”.