Mostra de arte celebra 137 anos do Colégio Metodista Piracicabano

arte Cerca de 150 trabalhos de artes visuais podem ser vistos. (Fotos: Amanda Vieira /JP)

 

Exposição de linguagem múltipla, Virtudes e Ações, com cerca de 150 trabalhos de artes visuais dos alunos do Colégio Piracicabano, fica instalada no CCMW (Centro Cultural Martha Watts) até 28 de setembro, como atividade integrante da programação que celebra o aniversário de 137 anos do Colégio Metodista Piracicabano. A mostra pode ser vista gratuitamente. As obras resultam de reflexões vivenciadas nas aulas de artes e demais disciplinas sobre o tema Quem Está a Sua Volta? Virtudes e Ações na Educação e na Vida, proposta pelos professores Fábio San Juan e Sirlene Paula Betin Calligaris.

De acordo com San Juan, os alunos da Educação Infantil produziram obras individuais com a temática desenhar o colégio. Os trabalhos foram posteriormente agrupados, ilustrando o crescimento e a evolução dos alunos dentro da instituição, mostrando como cada um faz parte do todo e como todos têm ajudado a construir a história do colégio. Os alunos do Ensino Fundamental I participam por meio de grafismos e nuances sobre a bondade. Os estudantes do segundo ano representaram a generosidade por meio de miniesculturas de homens e mulheres e silhuetas das mãos. Os discentes do terceiro ano experimentaram a argila com suporte artístico, a fim de representar o amor.

Os trabalhos de pintura em aquarela têm como proposta provocar a reflexão sobre o caráter. As turmas do Ensino Fundamental II e a 2ª série do Ensino Médio ilustraram a exposição com frases. Há também cartazes feitos pelos alunos do 9º ano, com imagens da antiguidade clássica, com ditados em latim.

Além disso fazem parte da exposição cartuns, charges e tiras que abordam as virtudes pela visão de seus contrários, os vícios. Também integram a mostra fotos de intervenções realizadas no ambiente externo do colégio, com embalagens recicladas, como garrafas de plástico ou vidro, caixas de leite, latas e outros objetos, usando frases, desenhos e flores para sensibilizar sobre a gentileza.

“É uma maneira de compartilhar com a comunidade escolar, pais, alunos, funcionários, professores e com a cidade o trabalho desenvolvido na disciplina de Arte por alunos e professores. No caso específico da exposição deste ano, o trabalho a partir das virtudes, algo tão negligenciado hoje, é importante para educar quanto ao bem a partir dos valores cristãos os quais são a base do Colégio Piracicabano da Igreja Metodista”, comentou San Juan.

SERVIÇO — Exposição de múltipla linguagem Virtudes e Ações: Trabalhos de Artes Visuais dos Alunos do Colégio Piracicabano, no CCMW (rua Boa Morte, 1257, Centro). Visitação: até 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1889.

(Raquel Soares)