Mostra reúne caricaturas feitas por Érico San Juan

mostra Trabalho alusivo ao compositor Tom Jobim . – Reprodução

Caricaturas de Salão é o nome da exposição de caricaturas feitas pelo caricaturista e designer gráfico piracicabano Érico San Juan instalada no Colégio CLQ Reserva Jequitibá até 8 de outubro, com visitação gratuita aberta ao público.

 

A mostra compila 15 caricaturas, de diversas personalidades, que foram expostas em eventos como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, a Bienal Internacional da Caricatura (RJ) e o Museo de Humor Grafico Diogenes Taborda (Argentina). Entre os caricaturados estão as cantoras Elis Regina e Nara Leão, os compositores Noel Rosa e Tom Jobim, os escritores Ariano Suassuna, Jorge Amado e Willian Shakespeare, o ator Pedro Cardoso (seriado A Grande Família, TV Globo) e um dos primeiros caricaturistas brasileiros, Raul Pederneiras.

“É um tipo de informação diferenciada que estou propondo. É a informação pelo traço e pela síntese. Vale a pena ver, porque é um tipo de caricatura diferente da tradicional”, comentou Juan.

A apresentação da exposição coube ao caricaturista paulistano Eduardo Baptistão. “Os personagens de San Juan se resolvem sempre com pouquíssimos traços. É como se ele os desidratasse para extrair deles apenas a essência”, ressaltou.

“O traço sintético, puro e limpo nem sempre é o mais simples. E Érico San Juan usa dessa comunicação simbólica direta e com significados para dizer tudo”, afirmou a organizadora da mostra no CLQ, Ingrid Boer Benetti.

SERVIÇO — Exposição Caricaturas de Salão, no CLQ Reserva Jequitibá (avenida Cezira Giovanoni Moretti, 1100, Santa Rosa). Visitação: até 8 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 2533-3699.

(Ana Caroline Lopes)