Mostra reúne fotos de insetos em detalhes

Mínimo Olhar é o nome da exposição fotográfica disponível para visitação gratuita entre hoje e 16 de abril no hall do prédio administrativo do campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). As 20 imagens que compõem a mostra retratam insetos em detalhes. Elas foram captadas pelo fotógrafo piracicabano Vinicius Brancher, que utilizou a técnica macro, em iluminação natural, possibilitando, então, observar minuciosamente as características dos bichos. Todas as fotos são coloridas, no tamanho 30 x 40 centímetros.
 
 
Esta é a primeira exposição fotográfica autoral de Brancher. Ele, que concluiu o curso tecnólogo de fotografia da Unimep no final de 2017, contou que as fotos de Mínimo Olhar foram feitas ao longo dos últimos três anos, no bairro Jardim Abaeté e no Horto Florestal de Tupi, e que com elas busca mostrar a vida que passa despercebida aos olhos apressados, revelando os pequenos detalhes da natureza.
 
 
Para o profissional, a técnica da fotografia macro é um trabalho que requer paciência, porque exige composição e iluminação diferente para cada imagem. Nesse tipo de fotografia, segundo ele, utiliza-se a lente (objetiva) da câmera com aproximação maior e distância focal menor.
 
Conforme Brancher, as fotografias macro são utilizadas, em geral, para cunho científico, pois são focadas em detalhes para estudo de objetos de dimensões pequenas, sem preocupação com a estética. “Ao nosso redor, nos mínimos detalhes, podemos encontrar beleza e variedade de cores que nem todos param para observar. Sempre tive interesse em insetos, tanto que minha outra opção de curso seria biologia. Insetos, no geral, dificilmente são vistos por um lado artístico, principalmente em meio à fotografia. Eu tirei todas as fotos no ambiente externo, sem ser em estúdio. Sou uma pessoa muito paciente e sempre lidei bem com a ideia de estar no meio do mato, sem influências externas e barulhos”, explicou.
 
 
SERVIÇO — Exposição fotográfica Mínimo Olhar. Visitação: de hoje até 16 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e de sábado, das 8h às 16h, no campus Taquaral da Unimep (Rodovia do Açúcar, km 156). Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1603.