Mostra reúne obras de presidentes da Apap

A Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos) promove hoje, às 19h30, a abertura da mostra Apap, Seus Presidentes e Suas Obras 1980 — 2018, instalada na galeria Alberto Thomazi, na Casa do Povoador. São 28 obras de arte nas técnicas óleo sobre tela, acrílica, aquarela e encáustica (com cera derretida), de autoria dos presidentes da entidade, que tem cerca de 40 anos . A exposição acontece em parceria com a SemacTur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo). O período de visitação será de amanhã até 22 de abril, com entrada gratuita.
 
 
As obras da mostra têm assinatura dos artistas Archimedes Dutra, Olavo Ferreira da Silva, Eugênio Nardin, Eduardo Borges de Araujo, Vera Pavanelli, Lauro Annichino Pinotti, Gil Schreiber da Silva, Marco Antonio Cavallari, Delfim Sergio Freire da Rocha, Margarete Zenero, Gracia Nepomuceno, Vera Gutierrez e João Benatti. A maioria das telas retrata paisagens de Piracicaba e região. As duas esculturas que integram a exposição são de figuras humanas, feitas por Cavallari.
 
 
“Esta é a primeira vez que a Apap realiza uma exposição com trabalhos destes colaboradores juntos. É uma forma de recordá-los, alguns, até mesmo, já falecidos, aos quais os familiares cederam as obras. São dois trabalhos de cada artista na exposição, sendo o mais antigo deles confeccionado há cerca de 60 anos, por Eugênio Nardin”, explicou o atual presidente da associação, João Benatti. 
 
 
Ele falou, ainda, que o intuito, com a mostra — idealizada por Margarete Zenero, diretora da Casa do Povoador — é mostrar, principalmente para a geração mais nova e associados, quem foram os presidentes da Apap e os respectivos trabalho deles.
 
 
APAP — Fundada em 1 de agosto de 1980, a Associação Piracicabana de Artistas Plásticos nasceu com o propósito de prestigiar e defender as tradições das artes plásticas do município, cooperando em iniciativas de aperfeiçoamento ou aprimoramento das condições técnicas e administrativas dos movimentos artísticos.
 
 
SERVIÇO — Exposição Apap, Seus Presidentes e Suas Obras 1980 — 2018. Abertura hoje, às 19h30, na galeria Alberto Thomazi, na Casa do Povoador (avenida Beira Rio, 844, Centro). Visitação: de amanhã a 22 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e domingos, das 13h às 17h. Entrada gratuita. Informações (19) 3434-8605.