Mostra Sentidos: marionetes naïfs retratam vida dos idosos no Sesc

sesc Peça mostra vida de uma senhora e um inventor. (Foto: Rafael Marques)

Como parte do projeto Mostra Sentidos: A longetividade na arte, que tem como objetivo a conscientização das populações sobre a importância das mudanças de atitudes; a reflexão acerca das necessidades dos idosos; a busca de estratégias políticas e práticas para o envelhecimento no século XXI, o Sesc sedia hoje, às 14h, o espetáculo teatral de marionete Naïfs, com os atores Daiane Baumgartner e João Sobral. O enredo se baseia no cotidiano de uma senhora e de um músico inventor que toca com sua vassoura. A entrada é gratuita.

Através da mistura de música, bonecos, artes plásticas e dança sem palavras, entram em cena as alegrias e dores, os anseios e vazios contidos nas histórias experimentadas pelos personagens. Carregando o significado de arte ingênua e espontânea, a peça conta o cotidiano de uma senhora e um músico inventor que toca com sua vassoura. A trama se desenrola construindo cenas de alegrias e dores, anseios e vazios contidos nas histórias dos dois personagens, levando a plateia a refletir sobre a valorização das coisas no dia a dia.

Com apresentação única, o compositor João Sobral, músico que constrói melodias e canções que transitam entre o acústico e o eletrônico, e a marionetista Daiane Baumgartner, artista cênica desde 2016 que atuou e produziu projetos sobre a linguagem do teatro de sombras. Os artistas uniram suas experiências para criar esta nova performance que acontece em praças ou em salas fechadas. “O espetáculo foi inspirado nas pessoas autodidatas e que fazem a arte naïf com pura intuição. João e eu nos conhecemos o ano passado e a boneca violeta já existia e o instrumento que Scarpa também utiliza (vassoura) eu também conhecia, e aos poucos, fomos entendendo como cada um funcionava e espetáculo nasceu”, contou Daiane.

Estreado ainda este ano, o espetáculo já passou por cidades como Campinas, São Paulo, Bauru e Florianópolis. “O rosto de violeta é uma homenagem a minha vó, minha mãe e a mim tudo em uma coisa só”, completou.

“Gosto sempre de pensar que será inesquecível. Cada público reage de um jeito, mas minha expectativa é que chegue onde tenha que chegar, no coração, na lembrança, naquilo que chamamos de vida”, ressaltou Sobral.

SERVIÇO – Espetáculo teatral de marionete Naïfs, hoje às 14h, no Teatro do Sesc (R. Ipiranga, 155 – Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3437-9292.

(Ana Caroline Lopes)