• Muito sabor e variedade no Brotas Gourmet 2019
  • Muito sabor e variedade no Brotas Gourmet 2019
  • Muito sabor e variedade no Brotas Gourmet 2019
  • Muito sabor e variedade no Brotas Gourmet 2019
  • Muito sabor e variedade no Brotas Gourmet 2019
  • Muito sabor e variedade no Brotas Gourmet 2019

Muito sabor e variedade no Brotas Gourmet 2019

Chefs de 16 restaurantes participantes compartilham ‘Viagens Inesquecíveis’ em seus pratos (Foto:Restaurante Brotas Zen: Suspiro, morangos e leite condensado – não tem como errar!)

Viagem e comida são duas delícias que combinam perfeitamente. Sabores lembram lugares e experiências únicas. Pensando em unir as duas coisas, o tradicional festival Brotas Gourmet traz, na edição deste ano, que é a oitava, o tema “Viagens Inesquecíveis”. Com 16 restaurantes participantes, de 15 de agosto a 15 de setembro, o evento busca resgatar as experiências de viagem dos chefs em pratos cheios de sabor.

“Convidamos os chefs e cozinheiros dos restaurantes locais a compartilharem nesta edição do festival algo que experimentaram em uma viagem e que tenha ficado em suas memórias. Desejamos que esses pratos também entrem para a lista dos inesquecíveis do público do festival”, afirma Rafael Barbieri, presidente da Abrotur (Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região), entidade que realiza o Brotas Gourmet.

O cardápio é bem variado, com petiscos, sanduíches, prato principal e sobremesa. Há receitas com raízes italiana, australiana, mexicana, japonesa, francesa, norte-americana e outras brasileiríssimas. O restaurante “Brotas Bar” traz como carro chefe sua ‘Fogueira de Queijos’: um mix de queijo muçarela e provolone cortados em tiras e empanados, montados em forma de fogueira. Um verdadeiro paraíso para os amantes da maravilha mineira.

Agora, falando em comida com raízes norte-americanas, o restaurante “Da Roça” apresenta o ‘Burguer Palmito Cremoso’, que mistura um delicioso hambúrguer artesanal no pão de fermentação natural com um creme especial de palmito e alho poró. Tempero na medida e que garante muito sabor à receita.
Também tem gosto mexicano no Brotas Gourmet. O “Guadalupe” prepara seu tradicional burrito, uma tortilha de trigo recheada com carne bovina desfiada e assada lentamente, servida com queijo e molho sour cream. ‘Arriba’!

O “Nikkey Sushi” mistura o melhor da culinária brasileira e da japonesa para criar o ‘Hot Roll Especial’, um sushi de salmão frito com muçarela derretendo, molho tarê, maionese e crocante de macadâmia. Idealizado no japão, embalado pelas terras tupiniquins. É só aproveitar!

Para finalizar a degustação, nada melhor do que um doce muito bem confeitado. Para esse fim, o ‘Pavlova’ do “Brotas Zen” é uma ótima opção. Com nome que homenageia a bailarina russa Anna Pavlova, a sobremesa do país gelado é um suspiro crocante com gosto de baunilha, coberto por morangos e creme de leite condensado. Para comer de joelhos!
Se seu estômago ainda pedir mais um ‘docinho’, aproveite os crepes do “Poção”. O ‘Trio de Crepes’ traz a receita em três versões: chocolate, laranja com Cointreau e o Suzette, que trata-se de caramelo com toque de flor de sal. Difícil é não agradar.

O evento acontece em duas etapas: na primeira, que vai até o dia 18 de agosto, todos os restaurantes se reúnem em um único local, o Sindicato Rural de Brotas – dias 15, 16 e 17 o evento começa às 19h e, no dia 18 de agosto, às 11h. A partir do dia 19, o festival acontece nos próprios restaurantes. A entrada é gratuita e os pratos serão vendidos a preços entre R$ 15 e R$ 20.

 

Mariana Requena
[email protected]