Mulheres são maioria nas salas de aula do Estado de SP

Secretaria da Educação destacou algumas curiosidades da categoria entre os profissionais do estado (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Para marcar o Dia do Professor comemorado hoje, a Secretaria Estadual da Educação destacou algumas curiosidades da categoria entre os profissionais de todo o Estado. Entre elas está o fato de a maioria dos profissionais que estão em sala de aula são mulheres

Segundo a pasta, do total de professores atuando nas salas de aula atualmente, 72% são do sexo feminino e 28% são homens. O maior grupo, composto por 51.589 profissionais, concentra aulas dos anos finais do Ensino Fundamental mais o Ensino Médio. Na média, as mulheres têm 46 anos de idade, e os homens 45.

O levantamento do perfil dos professores do Estado de São Paulo aponta ainda que os docentes mais velhos, que estão dando aulas atualmente, têm 73 anos ou mais de idade. Já o mais jovem possui 23 anos.

A professora com mais tempo em sala de aula na rede estadual de ensino em São Paulo tem 70 anos de idade e leciona há 41. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, ela atua na Capital e dá aulas de Educação Física.

Os dados mostram ainda que São Paulo possui 355 professores com algum tipo de deficiência física. Outros 163 docentes têm deficiência visual.

Quanto a área de atuação, do total de professores paulistas, 954 atuam em unidades da Fundação Casa (antiga Febem) e há outros 1.102 ensinando presidiários dentro do programa de educação nas prisões.

JORNADA MUNICIPAL

Em Piracicaba, a SME (Secretaria Municipal de Educação) realiza até sexta-feira a 12ª Jornada Pedagógica, neste ano com o tema “Currículo: o desafio de fazer acontecer”. As palestras serão realizadas no anfiteatro da SME com apoio do Café Morro Grande que recepcionará os participantes com seu tradicional expresso nos intervalos das reflexões.

A Jornada é destinada aos educadores da rede municipal de educação. Até a tarde de terça-feira, 2.250 inscrições já haviam sido confirmadas.

No total, serão oferecidas sete palestras até a quarta-feira nos períodos da manhã, tarde e noite.

Da Redação