Mulheres são tema de diversas exposições artísticas na cidade

Em comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, o CCMW (Centro Cultural Martha Watts), em parceria com a pintora piracicabana Gracia Nepomuceno, preparou a exposição artística Elas por Elas, para homenagear e valorizar a figura feminina à frente da cultura. A vernissage acontece hoje, às 19h30, no próprio centro cultural. As obras poderão ser vistas, gratuitamente, até 28 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Também em comemoração ao 8 de Março, abre hoje, no Instituto Formar, a exposição Todas as Cores que há em Mim (leia mais nesta página).
 
 
Cerca de 30 telas, fotografias e esculturas, produzidas pelas artistas Alzira Ballestero, Arlete Brito, Áurea Pitta Rocha, Denise Storer, Elaine Parra, Gracia Nepomuceno, Ivânia Tanaka, Laura Pezzoto (in memoriam), Lídice Salgot, Luiza Libardi, Margarete Zenero, Maria Gobet, Monica Santana, Regina Villara, Silvia Dionísio, Sonia Torrezan e Zelinda Jordão integram a mostra. Os trabalhos, devido à proposta da exposição, retratam outras mulheres que tenham ligação com as artistas, por vínculos emocionais ou sentimentais, como mãe, filha, amiga e tia.
 
 
O intuito, conforme a coordenadora do CCMW, Joceli Cerqueira Lazier, é homenagear todas as mulheres, principalmente aquelas que marcaram e ainda marcam a história da sociedade por lutar contra o preconceito e contra as dificuldades do gênero. “Artistas foram convidadas e algumas aceitaram o desafio. Assim, homenagearemos essas e tantas outras mulheres que se fazem presentes nos 365 dias do ano”, disse Joceli.
 
 
Ela comentou, ainda, que o Dia Internacional da Mulher é, além de uma data considerada por muitos como comercial, um momento para pensar sobre o fortalecimento do gênero como um todo, reconhecendo o papel da mulher como agente do desenvolvimento em diversas áreas, inclusive a cultural. “Essa data deve nos lembrar da luta constante que a mulher tem para conquistar seu espaço, ser reconhecida e respeitada. Queremos trabalhar, nesta ação, o empoderamento, com elas se fortalecendo enquanto mulher individual e coletivamente”, afirmou.
 
 
SERVIÇO — Exposição Elas por Elas. Abertura hoje, às 19h30, no Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1.257, Centro). Visitação monitorada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1889.