Muro de escola estadual é espaço de arte no centro

arte Alunos do 1º ano do ensino médio da “Dr.Jorge Coury” participaram do projeto “Panorâmica”. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Na última sexta-feira (7), alunos da Escola Estadual “Dr. Jorge Coury” montaram uma exposição de fotos no muro do escola. Com 42 imagens, a mostra fica na área externa do colégio sendo baseada na técnica ‘lambe-lambe‘. A ação integra o projeto Panorâmica que é uma ação sociocultural que promove a realização de oficinas de fotografia para jovens de escolas públicas, atividades estas que ocorrem na unidade desde outubro.

O projeto, viabilizado por meio da lei federal de incentivo à cultura, é uma realização do Ministério da Cultura e Brahmi Cultural, com patrocínio da Syngenta e produção da Frida Produções Culturais, tendo as oficinas conduzidas pelo Coletivo Enoá. “Atualmente, a fotografia integra o cotidiano de qualquer jovem. Assim, a proposta das oficinas foi despertar a consciência de que a imagem é uma forma de comunicação poderosa, indo muito além das selfies. Ao mobilizar a juventude em um processo de reconhecimento e valorização da cultura local, o projeto contribui para o desenvolvimento da autoestima do cidadão e da sua comunidade, atuando também numa perspectiva de transformação social”, afirma Thais Bellani, da Brahmi Cultural.

A iniciativa contará ainda com um site para divulgação de suas atividades e exibição das fotografias produzidas pelos participantes, possibilitando que a experiência seja levada para o grande público e, ainda, possa favorecer o intercâmbio com os alunos de Paulínia, outra cidade paulista que receberá a oficina em março de 2019.

A E.E. “Dr. Jorge Coury” fica à rua Joaquim André, 326, no Centro. Todas as atividades do projeto pode ser conhecido no site www.projetopanoramica.com.br.

(Da Redação)