Museu recebe Semana de Cultura Artística

museu Orquestra As Piracicabanas abre programação gratuita do evento. ( Foto: Divulgação)

Como forma de integrar diferentes linguagens da arte, Piracicaba recebe a 5ª Semana de Cultura Artística, de 3 a 7 de dezembro, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Atividades de música, literatura e artes plásticas integram a programação, que traz ainda oficina de capacitação de agentes culturais e lançamento de revista. Todas as ações são gratuitas, sempre às 19h30, sem a necessidade de inscrição ou retirada prévia de ingressos.

A primeira atividade da Semana de Cultura Artística ocorre na segunda-feira (3), com show da Orquestra de Viola Caipira As Piracicabanas, sob regência de Marcela Costa. As 20 integrantes apresentam clássicos do cancioneiro raiz, entre eles Rio de Lágrimas, Triste Berrante, Cuitelinho e Mercedita. Junto da apresentação musical da Orquestra ocorre o lançamento da 11ª Revista de Cultura Artística, que traz um artigo sobre a viola de dez cordas instrumental brasileira, de Max Sales, aluno de pós-graduação em música da USP (Universidade de São Paulo) e graduado em música pela Universidade Federal de São João Del-Rei. A revista será distribuída gratuitamente no local.

A terça-feira (4) é reservada à música clássica, com obras de importantes compositores mundiais, como Telemann, Vivaldi e Sibelius, executadas pelo conjunto de câmara, coordenado por Paulo Souza, professor de violino da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) e composto por estudantes de cordas. Do maestro alemão radicado em Piracicaba estão as obras ‘Viajando pelo Brasil nº 1’, ‘Nesta Rua’ e ‘Suíte Infantil’, esta última tem autoria de Bartok com arranjos de Ernst Mahle.

A programação de quarta-feira (5) traz uma atividade com integrantes da Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos de Piracicaba). Segundo João Benatti, atual presidente da entidade, haverá bate-papo sobre a origem da Apap, seus fundadores e objetivos atuais.

Na quinta-feira (6), o ator, cenógrafo, diretor e produtor cultural Marcos Thadeus ministra palestra sobre Leis de Incentivos à Cultura, da formatação até a prestação de contas. No encerramento da semana, sexta-feira (7), a escritora e poeta Raquel Delvaje traz momento de leitura e contextualização dos poemas de dois grandes modernistas brasileiros: Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.

SERVIÇO – 5ª Semana de Cultura Artística, de 3 a 7 de dezembro, das 19h30 às 22h, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641, Centro). Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-3069.

(Da Redação)