Música para videogame é tema de de recital de piano de professora norte-americana na Empem

Professora norte-americana Leslie Spotz estará em Piracicaba na Empem (Crédito: Divulgação)

O quinto dia do Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba terá o recital com tema “Música de Piano para Videogame”, nesta sexta-feira (12), às 20h, na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem), pela professora norte-americana Leslie Spotz. No mesmo dia, ocorre o segundo recital dos participantes do evento e palestras e mesa-redonda sobre o ensino do piano.

 

Durante seis meses, Spotz visitou o continente asiático, em especial o Japão e China para desenvolver pesquisas relacionadas à música de piano para videogame. O conteúdo já vem sendo apresentado em vários lugares dos Estados Unidos.

 

No programa constam temas de jogos como The Kingdom Hearts, Zelda: Link’s Awakening, Halo 3, Tetris, Ducktales Remastered, Final Fantasy X e Final Fantasy VII. Além de clássicos de Frédéric Chopin como o Noturno e Fantaisie-Impromptu.

 

Em janeiro, Spotz também se apresentou na cidade de Timóteo, em Minas Gerais, participando do 2º Encontro Internacional de Pianistas do Vale do Aço, com mesmo conteúdo. De acordo com João Paulo Casarotti, diretor artístico e pedagógico do EIPP, Spotz tem tido uma boa repercussão com o tema.

 

Como professora da Universidade do Estado de Tarleton (EUA), Spotz recebeu, em 2017, o prêmio “Outstanding Collegiate Teaching Achievement”. Também já se apresentou em diversos lugares pelo mundo, dentre eles o Tchaikovsky Hall, da Universidade de Moscou; Southbank Centre, em Londres; Kennedy Center em Washington e a aclamada Academia de Música da Filadélfia.

 

RECITAL DE PARTICIPANTES

Antes do recital da noite, os participantes do Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba também se apresentarão para o público, às 14h, na Sala Dr. Mahle da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle.

 

Durante o EIPP, os participantes podem participar de palestras, mesas-redondas e masterclasses usando a estrutura da Empem e também o piano cedido pela Fritz Dobbert, de Osasco, duas parceiras fundamentais para a realização do evento.

 

Os ingressos podem ser adquiridos pela secretaria da Empem, nos dias do evento, ou pelo site www.eipianopira.com, acessando a guia “Ingressos de Recitais”. O valor é de R$ 30, com meia entrada (R$ 15) para estudantes, idosos e crianças de até oito anos.

 

PALESTRAS

No período da manhã, às 9h, Daniel Lemos (Universidade Federal do Maranhão) falará aos ouvintes sobre o “Piano Maranhense”, na Sala Dr. Mahle. Enquanto na Sala Cecília, a pesquisadora Daiane Raatz, que dá aulas de piano há 20 anos em Porto Alegre, proporá uma abordagem criativa para motivar alunos do instrumento no século XXI.

 

Às 16h30, a palestra de João Paulo Casarotti terá o tema “Aulas de piano online: construindo conexões significativas”. Mais tarde, às 17h30, ele continuará a série sobre a Técnica Taubman, com a abordagem “Mapeando os movimento nas partituras”.

 

MESA-REDONDA

Mediado pela professora Mirka da Pieva (Pianópera), o debate da tarde de sexta-feira será em torno do panorama da pedagogia do piano no Brasil, com participação dos professores Fátima Corvisier (USP), Marisa Rosana Lacorte (Escola Municipal de Música de São Paulo), Cristina Capparelli (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Fernando Corvisier (USP), Carla Reis (Universidade Federal de São João del Rei), Daiane Raatz, Liliana Botelho e Paulo Gazzaneo (Escola Municipal de Música de São Paulo).

 

O ENCONTRO

O Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba é um evento colaborativo sem fins lucrativos que encontra-se em sua sexta edição. Com coordenação artística e pedagógica do professor João Paulo Casarotti, da Southern University (Baton Rouge, Luisiana, EUA), há ainda a participação de outros 15 professores e seis pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Japão, Canadá e Cuba para ministrar palestras, mesas-redondas, workshops e apresentar recitais.

 

Foram 100 participantes inscritos neste ano, sendo mais de 40 bolsistas, vindos de todos os lados do Brasil e também da Venezuela, Colômbia, Portugal, Estados Unidos e China. O Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba tem o apoio da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, da Fritz Dobbert Pianos, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), do iHotel e do restaurante Natural da Terra.

 

O evento, que vai até o dia 15 (segunda-feira), é destinado a estudantes do piano de qualquer faixa etária, proporciona um intercâmbio artístico e pedagógico, focando nas áreas de técnica pianística (Taubman Technique), piano wellness, piano em grupo, piano colaborativo, ópera e coaching vocal, performance historicamente, improvisação, piano popular (brasileiro e jazz), tecnologia musical aplicada ao piano e direcionamento da carreira pianística.

 

SERVIÇO

Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba (quinto dia). Na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Rua Santa Cruz, 1155, bairro Alto, Piracicaba/SP). Recitais abertos ao público às 14h e 20h. Ingressos e mais informações em www.eipianopira.com