Musical conta 100 anos da imigração japonesa

imigração Musical conta história da imigração japonesa.

Em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba, acontece hoje, às 19h30, no Teatro do Engenho, espetáculo musical ao vivo com o Grupo Todos Nós, pela primeira vez na cidade, com realização do Clube Nipo Brasileiro de Piracicaba. A peça, assinada por Fábio Toma e Isa Toyota, conta a história dos japoneses desde a saída do Japão até a chegada ao Brasil. Durante a apresentação, tem apresentação do Taiko de Piracicaba (tambores japoneses) e outra do Odori de Piracicaba (dança tradicional japonesa), com a participação do frei Everson Takaki. A entrada é gratuita, mas os realizadores solicitam a doação de um quilo de alimento não perecível que será doado a uma instituição.

De acordo com o vice-presidente do Clube Nipo, Pedro Mizutani, a apresentação musical conta a história da imigração japonesa desde a partida do Japão, a dura realidade nos cafezais, o sofrimento durante a Segunda Guerra Mundial, o recomeço, a evolução, o crescimento e a alegria dos japoneses em terras brasileiras. “Uma história muito emocionante, imperdível. Além de tudo, com o alimento não perecível, vamos ajudar instituição de Piracicaba”, ressaltou Mizutani.

Ele explica que as músicas serão cantadas ao vivo, enquanto a história das canções serão contadas em um telão. “O objetivo é marcar os 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba. O espetáculo, que já passou por Salvador, Florianópolis e Ribeirão Preto será apresentado pela primeira vez na cidade e esperamos que todos curtam bastante”.

Pedro Mizutani ressalta que, além do público poder conhecer a história da imigração japonesa, o evento – assim como os outros realizados pelo Clube Nipo – tem como objetivo principal integrar a cultura japonesa dentro do município de Piracicaba e fazer com que ela se perpetue e tramite entre as futuras gerações. O evento conta com o apoio da SemacTur (Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo) e da OjiPapéis.

SERVIÇO: Espetáculo Musical “100 anos da imigração japonesa em Piracicaba”. Hoje, às 19h30, no Teatro do Engenho (avenida Maurice Allain, 454, Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: (19) 3413-8526.

(Raquel Soares)