Musicalidade Piracicabana é tema de documentário

Mariana Requena
mariana.requena@hotmail.com

 

A Estação da Paulista recebe exibições gratuitas de filmes sobre a cultura musical de Piracicaba. As apresentações dos documentários “Cururu Piracicabano” e “Musicalidade Piracicabana” é exibido Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba) e se estendem para as próximas quartas-feiras (13/2, 20/2, 27/2 e 6/3), às 14h. As exibições compõem o projeto  “Cururu na Praça: Tradição e Contemporaneidade”, que é custeado pelo FAC (Fundo de Apoio à Cultura) da SemacTur (Secretaria da Ação Cultural e Turismo).

Segundo André Boaretto, diretor dos filmes e coordenador do projeto, o objetivo das exibições é evidenciar as tradições locais de Piracicaba. “O objetivo é levar uma fatia tão expressiva da nossa rica cultura para as pessoas, por meio da linguagem audiovisual”, explica ele. “Assim, além de auxiliar na difusão das nossas tradições, podemos incentivar a troca de saberes e a formação de público, por meio de uma linguagem atual, o audiovisual, tão presente em nosso dia a dia, que é informativo e também um meio de entretenimento de fácil assimilação. É uma ação que une tradição e contemporaneidade”.

OS FILMES

O filme “Musicalidade Piracicabana” traz um panorama da música na cidade, ao abordar o folclórico, o popular e o erudito, buscando investigar a diversidade e a qualidade da produção local. A obra conta com depoimentos de importantes nomes da música, como Jamil Maluf, Tato Cruz (Falamansa), Alessandro Penezzi e Ernst Mahle.

Já “Cururu Piracicabano” foca em depoimentos de personagens conhecidos do estilo musical caipira e interiorano, como Toninho da Viola, Jonata Neto, Dirceu Chiodi e Moacir Siqueira.

CURURU NA PRAÇA

O projeto “Cururu na Praça: Tradição e Contemporaneidade” reúne, ao todo, cinco apresentações de cururu, aos sábados, com importantes nomes do estilo, sempre a partir das 10h, no coreto da Praça José Bonifácio. As apresentações acontecem hoje e nos dias 16/02 e 23/02.

Segundo informações da SemacTur, as apresentações serão gravadas e o material será disponibilizado à célula MISP e, consequentemente, à Prefeitura de Piracicaba, permitindo assim, a viabilização de pesquisas futuras sobre a temática.

SERVIÇO
Exibições dos documentários “Musicalidade Piracicabana” e “Cururu Piracicabano”. Dias: 13/02, 20/02, 27/02 e 06/03,  às 14h, na Estação da Paulista. Entrada gratuita.