Mutirão de limpeza no Tanquã

Grupo de 50 amigos estarão no minipantanal piracicabano dia 21 para retirar objetos do rio Piracicaba. (foto: Amanda Vieira/JP)

Um grupo de 50 amigos decidiu pôr a mão na massa e mudar – ou ao menos diminuir – a degradação no minipantanal de Tanquã, em Piracicaba. Eles decidiram mudar o aspecto de um dos principais pontos turísticos da cidade e, para isso, criaram o ‘Unidos pelo Tanquã’.

No sábado (21), Dia Mundial da Limpeza, os amigos vão ao bairro de pescadores para recolher o lixo trazido pelo rio Piracicaba que fica represado nas várzeas e no pequeno vilarejo. O mutirão – a princípio – é formado pelos amigos porém, não descarta a participação de outros voluntários, conforme explica a empresária e uma das idealizadoras da ação, Luciana Koury. “A gente só pede para as pessoas que desejarem participar, que venham com roupas apropriadas para a atividade – camiseta de mangas compridas, boné ou chapéu, luvas, calçado apropriado, que traga lanche, protetor solar e luvas”, explicou.

A concentração será às 7h no bairro e as atividades estão previstas para começar às 8h, seguindo até as 14h. “Sabemos que não poderemos limpar tudo devido à quantidade de lixo, mas é uma forma de conscientizar a população sobre a necessidade de preservação”, observou Luciana. Ela disse que é a primeira ação voltada ao Tanquã.

Empresária do setor de turismo, ela disse que a degradação do local chamou a atenção dela e dos amigos, por isso a escolha do Dia Mundial de Limpeza para colocar a ideia em prática. “Contamos com patrocinadores e apoiadores para os custos com combustível dos barcos e sacos plásticos.

O destino do material coletado será uma empresa de reciclagem próxima a Tanquã. Não sabemos ainda se vai gerar algum dinheiro, mas se for possível, vamos destinar a renda a ações ambientais”, destacou a empresária.

No mesmo dia, aproveitando a temática, o grupo Pira no Plogging estará reunido para mais uma ação mundial de limpeza, a partir das 8h, no bolsão do estacionamento em frente ao Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e da avenida Piracicamirim. O evento acontece até às 10h30. Informações e inscrições estão no link http://bit. ly/DiaMundialLimpeza.

Beto Silva
[email protected]