Não violência é tema de mostra de humor gráfico no Martha Watts

Gráfico Obras são de edições do Salão Universitário de Humor. (Foto: Amanda Vieira /JP)

A mostra de arte gráfica Humor: A Belíssima Arma da Não-violência pode ser vista gratuitamente até 28 de setembro no CCMW (Centro Cultural Martha Watts). A exposição reúne cerca de 40 trabalhos, divididos em cartuns, charges e caricaturas, que induzem à reflexão sobre o universo da violência e, sobretudo, da não violência, comemorada no dia dois de outubro. A exposição integra o projeto Mostra Permanente do Salão Universitário de Humor, composto por críticas humorísticas e sátiras criadas por jovens cartunistas, autores de obras selecionadas nas 25 edições da competição.

“O problema da violência tem atravessado os mais distintos segmentos, culturas e debates, com uma extensa divisão de ideias, propostas e análises, muitas vezes conflitantes. Olhar a violência e a não-violência pelo viés do cartum, da charge e da caricatura é um modo de ampliar o debate e a reflexão, só que com muito bom humor”, comentou o caricaturista Camilo Riani, coordenador do Programa Universitário de Humor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e professor da Faculdade de Comunicação e Informática da universidade.

Riani ressaltou, ainda, que as críticas humorísticas presentes na exposição resultam em um “divertido mosaico sobre a situação vivida no país”. “O que presenciamos no dia a dia do nosso país, as contradições e os equívocos, estão evidenciados nas obras que nos fazem questionar por meio do olhar crítico”, comentou.

SERVIÇO — Exposição Humor: A Belíssima Arma da Não-violência, no CCMW (Rua Boa Morte, 1257, Centro). Visitação: até 28 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1889.

(Raquel Soares)