Norte de Portugal: região milenar e fascinante

Cidades como Porto, Braga e Guimarães são o destaque da região, com diversas atrações históricas e culturais (Foto: Jose Luis Gil)

Por ter a mesma língua do nosso país, muitos brasileiros optam por Portugal em razão da comunicação, porém o país tem muito mais a oferecer além da beleza e da comida. O Norte de Portugal mistura a história milenar com atrações do século 21, transformando o local em um misto de história e cultura que ficará pra sempre na mente dos turistas.

PORTO

Mesmo sendo uma cidade com uma população relativamente pequena para os padrões brasileiros (aproximadamente 214 mil), Porto é a segunda mais populosa de Portugal e a principal cidade do Norte. O município tem atações imperdíveis e a ponte D. Luís é uma delas, um dos cartões-postais da cidade em razão de sua icônica estrutura. A ponte que liga a cidade a Vila Nova de Gaia teve o seu projeto assinado por Gustavo Eiffel, o mesmo criado da famosa torre Eiffel na França. A parte de cima da ponte é reservada para o metrô, a parte inferior é para os automóveis, porém os pedestres podem desfrutar de uma passarela exclusiva.

A Casa de Música é outra atração bastante requisitada, já que seu design é único, além de ser a casa de diversos concertos fabulosos, além de quatro grupos fixos no local.

O Sea Life Center é o local ideal para o visitante que aprecia a vida marinha, já que o espaço de 2.400 m² comporta 5.800 animais aquáticos, divididos em 31 aquários. Tubarões, raias, cavalos-marinhos, entre outros podem ser conferidos no local, com destaque para o “Reino do Neptuno”, o maior aquário do local, com um túnel de acesso livre, que te farão se sentir dentro do filme Aquaman.

Mundialmente conhecido, o vinho do Porto não poderia passar despercebido, portanto o Museu do Vinho do Porto, que fica no armazém do Cais Novo, em Ribeira, transformou Porto em um dos destinos mais populares de Portugal.

O Forte de São Francisco Xavier do Queijo, também conhecido como Castelo do Queijo, é o local ideal para aproveitar os dias ensolarados na região.

BRAGA

Com mais de dois mil anos de história, a cidade de Braga abriga algumas das atrações mais antigas do país. Igrejas barrocas são alguns dos destaques do município. O Santuário do Bom Jesus do Monte, também conhecido como Santuário de Braga, além da arquitetura única da igreja, possui uma escadaria em formato de Via Sacra ao redor, além de um belíssimo jardim, servindo de inspiração de outros santuários ao redor do mundo.

A Sé de Braga, a catedral da cidade, é considerada um dos centros de irradiação episcopal mais importantes do país, além de um importante templo românico. O Mosteiro de Tibães, formado pela Igreja de Tibães e o Cruzeiro e Tibães, é outro símbolo do barroco em Braga.

GUIMARÃES

Considerado o berço do nascimento do país, a cidade de Guimarães, com atrações históricas e inesquecíveis, sendo que o principal cartão-postal da cidade é o Castelo de Guimarães, construído no século 10 por ordem de Mumadona, a mais rica e poderosa viúva do condado. A visita ao local inclui uma caminhada sobre as muralhas e visita ao interior da torre central, onde há uma exposição muito interessante sobre a história da cidade e a formação do reino de Portugal. O paço dos Duques de Bragança, que já foi casa da nobreza de Portugal é outro local que merece destaque, além da Igreja de São Miguel do Castelo, local onde Afonso Henriques foi batizado no ano de 1.106.

Mauro Adamoli

[email protected]