Nova Gales do Sul (Austrália): Um estado radiante

Ópera House é um dos cartões-postais da Austrália (Foto: Kenny Teo)

Com um clima parecido com o do Brasil, a Austrália é um destino incrível e bastante requisitado pelos brasileiros. Por ser um país de dimensões continentais é praticamente impossível viajar por todos os estados australianos e aproveitar o máximo de todos em apenas uma viagem. A opção da semana é o estado de Nova Galês do Sul, mais populosa e com cidades como Sydney, Central Coast e Newcastle, que ficarão no imaginário dos turistas por anos.

SYDNEY

Maior cidade da Austrália em população, com mais de R$ 5,2 milhões de pessoas, Sydney (que não é a capital do país) é o destino mais famoso, com diversas atrações para todos os gostos, além de sua riquíssima diversidade cultural, já que lá vivem pessoas do mundo todo. Cartão postal de Sydney e uma das construções mais famosas do mundo, a Ópera House é um destino quase que obrigatório na capital de Nova Gales do Sul. Um dos arcos mais famosos do mundo, a Hardour Bridge foi inaugurada em 1932 e contém 1.149 metros de extensão. No ano novo, o local é bastante requisitado pelos turistas, em razão da extraordinária queimas de fogos no reveillón.

Por ser uma cidade litorânea, Sydney possui praias fantásticas, agradando todos os tipos. A Bondi Beach é a mais famosa e badalada da cidade, já que além de sua beleza natural, o local contém diversas opções de cafés, bares, restaurantes e hotéis. Para quem quer uma praia mais tranquila, a sugestão é a Manly Beach. Saindo do mar, o bairro histórico The Rocks é um local moderno atualmente, com diversos bares, restaurantes e uma feira aos finais de semana, além de contar parte da história do país.

Sydney contém praias exuberantes … (Foto: Corey Hamilton)

CENTRAL COAST

Localizada ao norte de Sydney, a cidade de Central Coast possui uma população 15 vezes menor que a capital da província (cerca de 333 mil habitantes), porém tem diversas atrações conectadas com a vida selvagem e com a fascinante natureza australiana. Cerca de 20 minutos da cidade, o Australia Reptile Park é um zoológico, lar de diversas espécies de cobras, jacaré americanos e crocodilos. O Avoca Beach é um subúrbio da cidade, com várias opções turísticas, como um mercado de rua, teatros, além de escolas de surf no local. Para os amantes de parques naturais, o Ku-ring-gai Chase National Park e o Bouddi National Park são atrações imperdíveis.

NEWCASTLE

Continuando a viagem ao norte de Nova Gales do Sul, a litorânea cidade de Newcastle é parada obrigatória para os amantes de praias, que tem como principal atração a Nobbys Beach. Construído em 1882 para proteger a cidade contra um possível ataque russo, o Fort Scratchley, antiga instalação de defesa costeira, agora é um museu, sendo que as visitações guiadas são uma ótima opção para estudantes, curiosos e turistas em geral. O Blackbutt Nature Reserve é uma reserva natural com diversos animais da fauna australiana, como o periquito-rei-australiano, coala, vombate, tartaruga pescoço-de-cobra, lagarto-de-língua-azul, entre outros.

… e Newcastle não fica atrás com seu litoral esplêndido (Foto: Zateom)

Mauro Adamoli