Novo corte de árvores sadias preocupa frequentadores da Rua do Porto

Árvores sadia tem sido suprimidas no Parque da Rua do Porto. (foto: Amanda Vieira/JP)

Um vídeo que circulou ontem nas redes sociais mostrava a poda e supressão de várias árvores no Parque da Rua do Porto, em Piracicaba. Na gravação, o autor informa que as podas são feitas em árvores sadias sem sinais de problemas.

Na semana passada, a reportagem do Jornal de Piracicaba registrou a pode cerca de 15 árvores, em outro ponto do parque. Além da supressão, alguns troncos foram adaptados como assentos. Na ocasião, a Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) foi questionada mas não se manifestou.

Ontem, o secretário José Otávio Mentem informou que está sendo desenvolvido um novo projeto de arborização no local. Ele explicou que todas as árvores que são suprimidas apresentaram a necessidade para o procedimento. Segundo ele, antes da operação, foi feito um laudo técnico apontando o comprometimento da árvore, justificando assim, a sua supressão.

O secretário também informou que o trabalho atende a reivindicação de pessoas que utilizam o local para atividades de lazer. “A supressão só é feita após avaliação técnica” afirmou o secretário acrescentando que há autorização para o trabalho realizado nas árvores do Parque da Rua do Porto.

QUESTIONAMENTO

Após receber o vídeo, o vereador Laércio Trevisan Júnior (PL) disse ontem que vai questionar a prefeitura sobre os motivos e se houve autorização de órgão competente para a realização da poda drástica. Na semana passada, as pessoas que passaram pelo parque e viram a transformação dos troncos em bancos ficaram intrigadas pois acreditavam que as árvores não estavam ‘doentes’ a ponto de serem suprimidas.

Na poda feita ontem, algumas árvores foram suprimidas e outras receberam apenas serviços de podas de galhos.

Beto Silva
[email protected]