Novo delegado Seccional estuda reengenharia de DPs

O delegado Glauco Roberto Rufino, 48, assumiu a Seccional de Piracicaba. A nomeação para o cargo foi publicada anteontem, no Diário Oficial. Rufino trabalhava anteriormente como divisionário de polícia da Assistência Policial do Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) de Piracicaba. Ele antecipou que nos próximos irá visitar todos as unidades que fazem parte da Polícia Civil para analisar a reengenharia dos distritos policiais.
 
Atualmente Piracicaba conta com a unidade modelo da UPJ (Unidade de Polícia Judiciária), que aglutinou quatro DPs (distritos policiais) em um mesmo local (2º DP, 3º DP, 6º DP e 7º DP). O 4º DP ainda funciona na Vila Rezende e o 5º DP no Santa Teresinha. 
 
“Vamos coordenar os trabalhos de maneira que atenda a população da melhor maneira possível. “É preferível ter poucas unidades com muitos policiais, do que poucos policiais para muitas unidades”, comentou o seccional.
 
Entre suas principais missões está a administração da falta de recursos para atender a demanda de 11 municípios que fazem parte da Delegacia Seccional de Piracicaba. Ele acredita que a abertura de novos concursos possa diminuir a carência de policiais, mas, por outro lado, compreende que a situação no Estado está complicada, diante da publicação de aposentadoria de 150 policiais civis em várias carreiras.
 
“Acreditamos que, em breve, devam ser criados novos concursos, além dos policiais que estão em treinamento. Atualmente, contamos com policiais qualificados e dedicados para a função. Iremos intensificar a atualização dos policiais na ativa, refletindo no melhor atendimento à população”, comentou, ao citar o Núcleo de Ensino, braço da Academia de Polícia, que mensalmente ministrados cursos aos policiais.
 
PRIORIDADES — Rufino assumiu a vaga deixada pelo delegado João Sérgio Marques Batista, que passou a atuar como divisionário-assistente no Deinter-2, em Campinas, unidade onde está o delegado Roberto José Daher, que já respondeu pela Seccional de Piracicaba.
 
Rubino foi aprovado no concurso de delegado aos 22 anos. Trabalhou como delegado plantonista e titular de distritos policiais em Jundiaí, foi professor da Academia de Polícia (SP) e também já atuou na Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), antes de assumir sua função no Deinter-9.
 
O novo delegado pretende trazer novos projetos em sua gestão e antecipou que pretende dar continuidade aos trabalhos realizados na região. Ele não priorizará somente um tipo de ação policial. “Temos a consciência de que a polícia deve atuar na investigação e esclarecimento de quaisquer crimes. Não podemos priorizar um e deixar o outro.”