Novo TPA será entregue hoje

Solenidade será às 10h e é aberto a população, funcionamento se dará neste domingo de madrugada. (foto: Claudinho Coradini/JP)

Após reformulação o Terminal da Pauliceia (TPA), será entregue hoje, às 10h, com solenidade aberta à população e começa a funcionar amanhã. Para os usuários do terminal provisório, o novo terminal deve trazer mais conforto aos usuários. A

Para a estudante, Mayara Romualdo, de 14 anos, o novo terminal trará benefícios. “A possibilidade de ter mais ônibus será enorme, provavelmente pelo tamanho do novo terminal”, disse. Segundo ela, o visual do terminal é mais bonito, “não apenas para os usuários e sim para todos que passam pelo local e moram pelo bairro”.

Para o técnico em química, Paulo Roberto Santiago, dono de uma loja de tinta em frente ao terminal, a reforma vai traz otimismo aos comerciantes da região, já que o fluxo de pessoas será maior. “Acredito que, com o terminal e a reforma da avenida, vai trazer mais clientes para nós”, disse.

O comerciante enfatizou que, antes, a região do terminal era abandonada, cjeia de mato, areia e asfalto de péssima qualidade. “Estava deteriorado”, completa Santiago.

O aposentado Benedito de Marques, 70, o TPA vai trazer melhor qualidade no atendimento aos passageiros. “Aqui sempre foi precário, esperamos que melhore”, afirmou.

De acordo com o autônomo, José Oscar Lisboa, a reforma também trará melhorias nas linhas de ônibus. “Acho que vai ficar bom para o pessoal que mora aqui para baixo. Por exemplo, para quem vive ali no Monte Líbano vai melhorar bem”, acrescentou.

A OBRA

O investimento da reforma do TPA (Terminal da Pauliceia) foi de R$ 5,3 milhões e, segundo informou o Centro de Comunicação Social da Prefeitura, conclusão aconteceu dois meses antes do previsto no contrato.

A reforma engloba entrada do lado oposto para os usuários, sendo que a entrada dos ônibus será pela Avenida São Paulo.

O novo modelo de terminal tem 2.724m² de área coberta e uma plataforma de 1.680m². Além de ter tela anti-pássaro, iluminação LED e pode receber até 15 ônibus ao mesmo tempo. A reforma incluiu nova bilheteria, novo bloco de apoio aos motoristas, vestiários, banheiros acessíveis, sala para Guarda Civil, bicicletário e um reservatório de água com a capacidade de 36 mil litros. Além disso, entre os equipamentos de segurança terão um sistema de proteção contra descargas elétricas e prevenção contra incêndio.

Isabella Ercolin
[email protected]