Número de veículos emplacados aumenta em 20% no primeiro trimestre

Licenciamentos teve alta de 21% em automóveis (Foto: Claudinho Coradini/JP) Licenciamentos teve alta de 21% em automóveis (Foto: Claudinho Coradini/JP)

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou, na semana passada, o desempenho dos emplacamentos de veículos no mês de março e do acumulado do primeiro trimestre de 2019 no país, estados e municípios.

De acordo com o levantamento da entidade, no primeiro trimestre deste ano, 2.661 veículos, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas, foram emplacados em Piracicaba, o que reflete alta de 20% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 2.218 unidades. Já na comparação com os 298.620 veículos licenciados em março do ano passado, o avanço foi de 2,32%.

No mês passado, o mercado piracicabano acumulou 900 unidades emplacadas, o que representa 3,32% acima do total registrado no mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 871 veículos.

No comparativo do primeiro trimestre dos dois anos, os dados da Fenabrave mostram ainda que os licenciamentos de automóveis e motos apresentaram altas de 21% e 28% respectivamente, totalizando 1.912 unidades em 2018, contra 2.349 unidades registradas neste ano.

Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o mercado continua com viés de alta, seguindo as expectativas da entidade. “Conforme projeções divulgadas no início de 2019, o mercado deve se manter em ritmo de crescimento, acompanhando os índices de confiança tanto do consumidor, como do empresariado.

Contudo, ainda notamos que o consumidor está cauteloso para assumir novos compromissos, aguardando algumas decisões que podem influenciar na economia nacional, como o resultado da aprovação das reformas, que devem ocorrer futuramente”, comentou.

PROJEÇÕES

Diante do atual cenário econômico, principalmente em função das novas previsões do PIB (Produto Interno Bruto), a Fenabrave revisou suas expectativas para as vendas de veículos no país em 2019. Considerando todos os segmentos, com exceção de máquinas agrícolas e colheitadeiras, as vendas de veículos devem crescer 10,7%% em 2019, totalizando 3.932.112 unidades.

Beto Silva